Yidish   
   
  Língua ou dialeto?
índice
     
 

O que é yidish?

     
 

RESPOSTA:

Yidish não é um idioma nacional, mas é falado pela Nação Judaica. O yidish desenvolveu-se aproximadamente entre os séculos Nove e Doze nos guetos judeus do sudoeste da Alemanha, com um forte alicerce nos dialetos da Alemanha Central, eles próprios uma das línguas indo-européias (foneticamente, o yidish é mais próximo do alemão da Alemanha Central que o próprio alemão moderno).

Quando a maior parte dos judeus da Europa deslocaram-se rumo ao leste, até as áreas predominantemente ocupadas por povos que falavam o eslavo, as influências eslavas foram adquiridas. O dialeto ocidental, com poucos usuários, está concentrado nas áreas onde se fala alemão na Europa Ocidental. O grupo oriental, mais distribuído, tem um ramo a nordeste e um ao sul. O ramo nordestino inclui o yidish falado nos países bálticos e nas áreas a noroeste da Rússia, e por judeus imigrantes ou descendentes daquelas áreas. O ramo sul - que tem subgrupos central e sudeste - inclui os dialetos falados na Polônia, Romênia e Ucrânia. Contrário àquilo que você ouvirá de muitos professores universitários, o yidish está vivo e saudável, florescendo especialmente nas comunidades ortodoxas da grande área de New York e no moderno Estado de Israel.

O vocabulário do yidish falado na Europa Oriental durante épocas recentes englobava 85% de alemão, 10% de hebraico, e 5% de eslavo, com traços de romeno, francês e outros elementos. Muitas palavras e expressões do inglês entraram no yidish, tornando-se parte integral conforme é falado nos Estados Unidos e outros países da língua inglesa.

O yidish é escrito usando-se as letras do alfabeto hebraico, da direita para a esquerda, (algumas delas usadas diferentemente ao escrever em hebraico). Atualmente, o yidish é falado por cerca de quatro milhões de judeus em todo o mundo, especialmente em Israel, Europa e Estados Unidos. Ele é uma parte integral da sobrevivência e inquebrantável identidade do povo judeu.

 
   
   
top