Vingança  
     
  Como colocar seu autocontrole em ação
   
índice
 

Posso me vingar?

     
 

RESPOSTA:

Fora de questão: a proibição número 304 diz: "Não seja vingativo com o próximo".

Exemplo: Se você pede meu carro, e eu digo não, você pode ficar zangado - ok, você pode ficar tremendamente aborrecido. Especialmente se eu for seu amigo. Ora, no dia seguinte eu pergunto a você: "Oi, amigão! Você se incomoda de emprestar-me seu caminhão?" Como você se sentiria?

Eis aqui por que muitos preceitos éticos estão centrados no mandamento de Amor ao Próximo: normalmente, você procuraria se vingar, teria prazer nisso, quando reagindo à situação acima. Algo como: "Bem... bem... olhe só quem está pedindo favores! Ei, lembra-se quando eu pedi seu carro emprestado? Olha, cara, hoje não é seu dia de sorte. Eu tenho que ir a algum lugar com meu caminhão." Mas com o amor e a unidade da mitsvá de Amor ao Próximo, você se lembra que estão no mesmo barco, e que não ofendem um ao outro, mesmo se houver uma boa desculpa para isso.

Você nem ao menos pode emprestar o caminhão a seu amigo, dizendo-lhe quando o faz: "Sou melhor que você; posso fazer favores mesmo quando você não faz o mesmo por mim..." Isso é guardar rancor, o que é a proibição número 305.

Quer saber qual é a melhor vingança?

1 - Vá em frente

A Lei da Torá na verdade aconselha sobre o quê fazer se deseja ficar quites: caminhe em linha reta na trilha da bondade, não deixando que nada a desvie, mude sua direção ou o distraia.

2 - Mostre a eles que você vale mais

Faça como o cavalo - não permita que aquele inseto o perturbe. Simplesmente ignore-o. Então, seja bom, muito bom, com ele. Faça-lhe tantos favores quantos puder. Trate-o como um rei. Não deixe que nada do que ele falar o atinja; não morda a isca.

3 - Espere os resultados que virão

Após algum tempo, ele concluirá: "Nada do que faço atinge este pessoa!" e acontece uma dessas duas coisas: ou ele fica louco, ou torna-se seu melhor amigo e seu maior aliado. Seja como for, você sai ganhando.

Leia também no nosso site os seguintes artigos:

Mágoa e rancor: Como dominá-los

Por que D'us criou pessoas bobas?

 
   
top