Videntes e profetas  
     
  Fontes distintas de poderes espirituais
índice
     
 

Qual a opinião do Judaísmo sobre os videntes?

     
 

RESPOSTA:

Não há dúvida de que existem pessoas com poderes genuínos. A dúvida permanece: como devem ser considerados estes poderes? O fato de alguém possuir estes poderes espirituais inatos indica que a pessoa é intrinsecamente santa?

A resposta é não. No Judaísmo, o profeta (alguém que é capaz de prever acontecimentos futuros com perfeita acuidade e precisão ímpar) é merecedor da maior admiração. Porém o vidente, possuidor de habilidade aparentemente idêntica, é na melhor das hipóteses visto com apreensão.

A diferença está na fonte destes poderes espirituais. Os poderes de um profeta não brotam de seu interior. É um influxo Divino que vem de fora, do alto. Uma experiência profética ocorre independentemente do profeta; ele é um mero condutor para ela. Os poderes são gerados e desencadeados pela vontade de D'us. O profeta deve preparar-se para a eventualidade, mas ele não passa de um veículo para a manifestação da Vontade Divina. Por outro lado, a fonte das habilidades de um vidente é interior. Sua intuição espiritual origina-se dentro dele mesmo. Devido a esta dessemelhança, existe uma clara distinção de qualidade entre o vidente e o profeta. Enquanto que o profeta distingue-se como um homem de extrema humildade, o traço de caráter predominante em muitos videntes é o egoísmo, orgulho e muitas vezes arrogância.

De certo modo, o poder psíquico inato é um talento como qualquer outro, como uma habilidade musical, sensibilidade artística e outros do mesmo tipo. Como é um talento inato, um dom natural e não uma revelação do alto, está sujeito à própria vontade. Por outro lado, a profecia ou qualquer outra forma de inspiração Divina é uma expressão direta do sobrenatural, uma emanação originando-se do alto. Conseqüentemente, é intrinsecamente Divino e sagrado.

Como o poder psíquico é um potencial humano, como qualquer outro poder humano é amoral, ou seja, nem moral nem imoral. Pode ser usado de forma positiva ou de maneira negativa. O poder em si não tem nenhum valor - não é bom nem mau. Assim, existem videntes bons e videntes não tão bons.

 
     
  Por AskMoses.com  
 

 

top