Vida  
    índice
  Após a morte
     
 

Qual a perspectiva que o judaísmo oferece para após a morte? Há perspectivas? Se há, como ela é configurada? Acredita-se em reencarnação? Quais as razões que são apresentadas para que uma pessoa leve uma vida correta? Há um julgamento após a morte? Quem e como julgará? Como o judaísmo encara a morte? Castigo? Passagem? Pela atenção, agradeço

 
     
 

RESPOSTA:

Este é um assunto que desperta a curiosidade de todos nós, "pobres" - provavelmente ricos - mortais.

No judaísmo a morte é encarada como um ciclo natural da vida. D’us envia as almas para habitarem a matéria (corpo) neste mundo e espera que ela seja produtiva (em boas ações) a fim de que realize a missão de sua vida e o verdadeiro propósito que a trouxe a este mundo (cada um tem sua missão, embora não saiba exatamente qual é).

Enquanto esta alma não cumprir a missão que lhe foi determinada, retornará à terra, habitará um outro corpo, etc. Este "descer e subir de almas" está nas mãos de D’us, o Criador do mundo, e é expressamente proibido ao judeu exercer este poder (envolver-se com espiritismo, ou outro movimento que atraia estas almas sobre corpos habitados por outras almas).

D’us dá a vida e D’us a tira, conforme Sua vontade. Por isto, é outra trangressão gravíssima no judaísmo, incorrer no suicídio, tirar sua própria vida. Vida e morte estão unicamente e para sempre nas mãos Dele.

Há um julgamento pelos atos de cada um após a morte. O que entra em julgamento é o comportamento do homem em relação ao seu semelhante e perante D’us. As ações positivas que realizou enquanto habitou este mundo; esta torna-se sua ficha e seu "passaporte" .

Por que levar uma vida correta? Porque D’us através das Sete Leis de Noach ensinou à humanidade como deve se conduzir, se as pessoas seguissem estes sete princípios, não haveria tanta divergência e violência neste mundo. Ele criou o homem para interagir no mundo e torná-lo um lugar melhor, transformá-lo em uma moradia Divina, em todos os seus atos, durante todos os dias de sua vida.

Mas ao mesmo tempo que Ele espera e deseja que assim o homem seja, lhe concedeu o livre arbítrio. Por tanto está em nossas mãos decidir que rumo tomar na vida. E poderemos, com certeza, e isto só depende de nós, nos transormarmos em "ricos mortais".


Leia outros artigos sobre este tema nos seguintes links de nosso site:

 
    top