Vestimenta  
   
índice
  Modéstia e recato
     
  Faço parte de um grupo que está desenvolvendo uma pesquisa para saber de que forma a mulher judia deve se vestir. Tenho essa dúvida, pois há uma passagem na Bíblia (Deuteronômio 22:5) que diz: "a mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher…”. Desta forma, como podemos saber atualmente qual é a veste adequada a mulher?
     
 

RESPOSTA:

A Torá é verdadeira em qualquer tempo. Não se adapta à moda, não é passageira e transcende todas as estações e coleções prét-a-portêr, “Fashion Week”, etc. Portanto, seguimos suas diretrizes no passado, hoje e no futuro.

A Torá expressa a vontade de D'us de manter uma separação entre o homem e a mulher, pois foram criados com diferentes naturezas. Há um princípio judaico chamado de "tseniut", "recato" que rege o modo pelo qual ambos devem se vestir. A mulher deve usar vestimentas que a identifiquem como tal e que preservem sua modéstia. Peças que incluam saias, vestidos, blusas que não revelem parte de seu corpo nem se insinue para os homens através de transparências, fendas ou roupas justas.

Ela deve manter-se bonita e vestir-se bem, mas a ênfase na vestimenta com recato é para que as pessoas sejam essencialmente valorizadas pelo seu caráter, e não por sua embalagem. Seu corpo é tão sagrado quanto a sua alma, por isto estes cuidados e detalhes na hora de escolher a roupa que irá adquirir.

Nossos bens mais preciosos e sagrados permanecem sutilmente guardados. O Rolo da Torá é coberto por um manto e mantido em local especial na sinagoga, o Aron Hacodesh. A mezuzá, o pergaminho que protege as casas judias, está envolvida (protegida) por uma caixinha, e assim por diante.

 
   
top