Velas casher  
     
  Qual a razão
índice
     
 

Fiquei curiosa ao ver na prateleira de um estabelecimento onde costumo comprar alimentos casher, a embalagem de "Velas casher". Estou habituada a relacionar cashrut com alimentos. Velas também devem ser casher?

     
 

RESPOSTA:

A embalagem indica que a matéria prima utilizada para confeccionar a vela é casher. Isso significa que nenhum produto não-casher é adicionado às velas (como muitas fábricas que adicionam banha de porco, por exemplo, para baratear o produto).

Outra razão é indicar que não foi utilizado nenhum material reciclado. Por quê? O material reciclado para fabricação de velas é o resto de velas que já foram acesas, ou seja, encontrados em cemitérios, igrejas, centros espíritas, etc. Este resto é derretido e adicionado à parafina, e então são feitas novas velas (com material reciclado). Este material na maioria das vezes foi usado para "Avodá Azará" (idolatria), sendo assim é um material que não podemos usar para cumprir uma mitsvá (como por exemplo acender velas de Shabat) pois não é casher.

Outro motivo de o fabricante indicar que as velas são casher é o fato de certamente não terem sido fabricadas no Shabat, nem em Yom Tov.

A mitsvá de acendimento das velas é muito importante, seja no Shabat, Yom Tov, Yahrzeit ou havdalá; sendo assim, embora tenhamos sempre disponível velas facilmente encontradas em supermercados e outros estabelecimentos, ao optarmos por velas casher fará com que cumpramos a mitsvá da melhor maneira possível.

 
     
 

 

top