Velas  
     
  Sua relação com o judaísmo
índice
     
 

Porque acender velas? Quando Moisés morreu foi enterrado por D'us, Elias foi levado ao céu, será que se temos D'us, se o amamos, o adoramos quando morrermos estaremos com Ele e ai não precisaremos de velas? Acender velas aos mortos não é idolatria?

     
 

RESPOSTA:

O acendimento de uma vela no dia do falecimento de uma pessoa é um costume muito difundido no judaísmo. Ele se baseia no versículo "Ki ner Hashem nishmat adam" (Mishlei 20:27) - "A alma do homem é a vela de D'us".

As velas estão presentes em varias circunstâncias no judaísmo. Temos as velas de Shabat, de havdalá (ao término do Shabat), as velas de Chanucá. As velas são símbolo de paz, santidade e a dissipação da escuridão no mundo.

Nós aqui neste mundo temos o poder de fazer atos que elevem a alma do falecido. Sendo assim, acendemos uma vela, que é um elemento significativo no judaísmo, no dia do falecimento, para elevar a alma do morto. Por mais justo e santo que o falecido tenha sido o acendimento das velas ajuda a elevá-lo a níveis mais altos ainda.

O acendimento de velas no judaísmo nada tem a ver com atração de espíritos e santos, como em outras religiões. O objetivo aqui não é idolatrar o morto, e sim elevar sua alma, para que esteja mais próximo a sua única e verdadeira fonte: D'us.

 
     
 

 

top