Unhas  
    índice
  Cuidados
     
 

De que forma devemos cortar as unhas e por quê?

     
 

RESPOSTA:

As unhas retem tumá, impurezas, mas não nos referimos aqui a impurezas físicas (sujeira) mas espirituais. Por esta razão há um cuidado e leis sobre quando é permitido e de que forma devemos ccortá-las.A maioria destes costumes provém de fontes cabalistas e costumes que foram adotados.

Quando:
As unhas das mãos e dos pés não devem ser cortadas no mesmo dia.
Não cortamos as unhas ao entardecer de quarta-feira e durante o dia de quinta, pois sabemos que começarão o processo de crescimento no Shabat (sexta para sábado), por isto cortamos nos outros dias da semana.Também não as cortamos em Rosh Chodesh (primeiro dia do mês judaico).

De que forma;
Devem ser cortadas de forma alternada (pulando-se um dedo) e seguindo uma ordem definida por diversas razões, entre elas para não causar empobrecimento.

Começamos pela mão esquerda:
Primeiro o dedo anelar,
Segundo o indicador,
Terceiro o mindinho,
Quarto o dedo médio
e por último o dedão

Cortamos então da mão direita:
Primeiro o indicador
Segundo o anelar
Terceiro o polegar
Quarto o dedo médio
e quinto o minguinho

Cuidadosamente eliminadas:

Ao cortarmos as unhas devemos ter o máximo de cuidado com os restos para eliminá-los da forma mais adequada possível: há alguns que as queimam, outros as enterram, e a maioria simplesmente as joga no vaso sanitário dando a descarga, sem deixar vestígios. Para enfatizar a importância destes cuidados é conhecido o fato de que unhas jogadas no chão representam sakaná, perigo. O exemplo mais conhecido é no caso de mulheres grávidas que venham a pisar nelas podem sofrer aborto, D’us não o permita.

 
  Por Rabino Shraga Simmons - Aish.com  
    top