Tseniut

 
   
índice
  Uma exigência?
     
 

Por que algumas linhas do judaísmo exigem que as mulheres vistam meia-calça em determinadas localidades?

     
 

RESPOSTA:

As leis de tseniut, recato, não se aplicam somente na maneira de um judeu (ambos sexos) se vestirem, mas também no modo de agir e interagir no mundo, na vida e com outras pessoas. Falar em tom normal, com respeito ao se dirigir a outras pessoas sem se exautar ou gritar, nem fazer gestos ou usar palavras imprórpias mesmo em momentos de raiva é uma forma de tseniut.

Bem, vamos à sua questão: meia-calça.

A mulher judia que cumpre a mitsvá de tseniut não quer chamar a atenção sobre si, nem para seu corpo, portanto não colocará, vestirá, uma embalagem que chame a atenção, mas procurará enfatizar e ser valorizada pelo seu lado intelectual e espiritual. Não vestirá fendas, transparências, roupas justas e outros recursos ditados pela moda para chamar a atenção e "valorizar" as formas femininas. Mas ao contrário: o judaísmo em todas as coisas que lhe são mais queridas e sagradas coloca um invólucro para protegê-las e valorizá-las, como um cofre onde guardamos uma jóia, um sêfer Torá coberto por um manto ou uma mezuzá, envolvida pela caixinha.

Algumas partes do corpo feminino devem estar sempre cobertas como joelhos, tornozelos, cabelos (para mulheres quesao ou já foram casadas), colo e pernas, por isto o uso de meias, mas não necessariamente longas (meia-calça). As meias podem ser mais curtas, desde que ao sentar continue não deixando à mostra as partes que devem estar cobertas.

Ah! Quase ia esquecendo sobre "o uso de determinadas localidades... Não são usadas em certas localidades ou situações, mas a toda hora e em todo lugar...onde D'us se encontra!

Esperamos ter lhe ajudado!

 
   
top