Três vezes  
   
  Significado especial?
índice
     
 

Por que muitas coisas no Judaísmo são feitas três vezes?

     
 

RESPOSTA:

Segundo a lei Judaica, uma vez que algo tenha sido feito três vezes é considerado como permanente. Isso é chamado de "chazacá".

Digamos que você decide tomar uma nova e boa resolução. Se o fizer uma vez – sorte de principiante. Duas vezes – ainda sorte de principiante. Se o fizer três vezes, então podemos acreditar em você.

Portanto, o número três representa permanência. É por isso que fazemos as coisas em trios, pois isso acrescenta força às nossas ações. (Por exemplo, muitas preces são repetidas três vezes; o lulav é balançado três vezes em cada direção, etc.)

Do ponto de vista cabalista, sabemos que três é o número da paz e da integração. O número dois representa diferença, divisão – esquerda e direita, dar versus restringir.

O três representa a integração de um e dois. (a integração de dar e restringir, por exemplo, resulta em alguém retirando uma faca de uma criança que deseja brincar com ela.)

O Zohar afirma que a Torá foi outorgada no terceiro mês do ano judaico, a um povo que têm três grupos (Cohen, Levi e Israel), através de Moshê, que era o terceiro filho da família (depois de Miriam e Aharon). A própria Torá consiste de três porções: Os Cinco Livros de Moshê, os Profetas e as Escrituras.

A Torá é o manual da paz. Ela nos ensina como integrar corpo e alma, o mundo físico com sua fonte espiritual.