Torre de Babel  
   
índice
  Qual foi seu verdadeiro objetivo
   
  Que lições podemos tirar do episódio: a Torre de Babel. Ela realmente existiu? Porque então a construíram? Será que eles acreditavam que se edificassem uma torre chegariam aos céus?   
     
 

RESPOSTA:

Nossos Sábios trazem várias idéias sobre a motivação que levou a construção da torre. Há a idéia de que a finalidade era construir uma torre muito alta, e postar acima dela um objeto de idolatria. Sendo assim, todos que olhariam para os céus, mesmo a distância, avistariam a idolatria. E assim, as pessoas acabariam assimilando a idéia de que era a idolatria que controlava o que acontecia lá em baixo. Esta era uma guerra contra o verdadeiro D'us.

Outra opinião é de que os construtores da torre de Bavel fizeram o seguinte raciocínio: " A cada mil anos ocorre o dilúvio (pois o dilúvio ocorreu na época de Nôach, Noé, - mil anos após a Criação). Desta vez, vamos nos prevenir."
E este "cálculo" fez com que construíssem uma alta torre que pudesse chegar até os céus, e "sustentá-lo", para que o dilúvio não ocorresse novamente.

Observamos através deste fato que estas pessoas certamente não acreditavam na palavra de D'us, que havia prometido, logo após o dilúvio, que nunca mais o faria novamente. Inclusive como símbolo desta aliança com a humanidade, D'us criou o arco íris.

Como castigo da construção da torre, D'us fez com que cada pessoa entendesse e falasse outra língua formando e dispersando-as em 70 nações. Sendo assim, quando um pedia um tijolo, o outro lhe dava barro, e assim por diante, até que o desentendimento geral fez com que todos se separassem.

Vemos que D'us dá o castigo de acordo com o erro: estas pessoas se uniram com a finalidade de fazer o mal, então receberam o castigo de não poderem mais suportar permanecerem unidos.

 
   
top