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RESPOSTA:
Os midrashim e vários comentários bíblicos sugerem
muitos motivos para explicar a ação de Moshê. Vejamos
alguns deles:
1 – A explicação que você citou de fato é
encontrada no Midrash. Rashi, o notável comentarista da Torá,
oferece uma explicação semelhante:1
"Isso pode ser comparado a um rei que viajou para outro país
e deixou a noiva com suas servas. Devido ao comportamento imoral das servas,
ela adquiriu uma má reputação. A pessoa designada
para defender a noiva caso surgisse algum problema rasgou o contrato de
casamento. Ele disse: 'Se o rei decidir matá-la, eu direi a ele:
Ela ainda não é sua esposa.'"
2 – Outra explicação trazida por Rashi2
é que Moshê teve o seguinte raciocínio:
"Ele disse [para si mesmo]: Se [a respeito de] o sacrifício
de Pêssach, que é [meramente] um dos mandamentos, a Torá
disse: 'Nenhum estranho pode tomar parte dele,' [agora que] toda a Torá
está aqui [i.e., os Dez Mandamentos incluem toda a Torá],
e todos os israelitas são apóstatas, eu deveria dá-la
a eles?"3
3 – Uma explicação clássica é que as
Tábuas, duas pedras de safira, pesavam muito para serem carregadas
por um único ser humano, e as letras divinamente gravadas nelas
por milagre as tornou leves, permitindo que Moshê carregasse as
Tábuas. Quando as letras "viram" o Bezerro de Ouro que
o povo judeu tinha feito, elas ficaram revoltadas e "fugiram"
das Tábuas, de volta à sua Divina Fonte – deixando
Moshê com um fardo que não podia carregar, e portanto caíram.4
4 – Outros explicam que Moshê quebrou as Tábuas para
desencorajar D'us de implementar Seu plano de aniquilar o povo judeu por
causa do seu pecado, e recriar uma nova nação escolhida
a partir de Moshê e seus descendentes (veja Shemot 32:10). Ao quebrar
as Tábuas, ele disse a D'us: "Agora eu sou um pecador como
eles, se decidires erradicá-los, destrua-me também."5
Notas:
1 - Rashi sobre Shemot 34:1.
2 - Shemot 32:19.
3 – Este motivo é extraído do Talmud, Shabat 87a.
4 - Talmud Jerusalém, Ta'anit 4:5.
5 - Midrash Rabah Shemot 41:1. |
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