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RESPOSTA:
Por Rabino Naftali Silberberg
Vamos começar com uma questão simples: A Torá nos
diz especificamente (Devarim 4:2) "Não acrescentarás
à palavra que Eu te ordeno, nem subtrairás dela."
Por que, diga-me por favor, a Torá não faz uma concessão
aos diferentes tempos e costumes? Por que nosso D'us Onisciente, que certamente
sabe o que o futuro trará, nos diz que as leis da Torá não
estão sujeitas a mudança? Na verdade, um de nossos Treze
Princípios da Fé, escritos pelo notável filósofo
Maimônides, é a crença de que os mandamentos da Torá
são permanentes e irrevogáveis.
Este não é um detalhe pequeno no Judaísmo; é
o próprio âmago de nosso sistema de crença. Para entender
a resposta a essa questão devemos primeiro examinar a essência
das mitsvot. Todas as mitsvot emanam da vontade sobrenatural de D'us (Ratson).
A vontade verdadeira transcende lógica e intelecto, e isso é
evidente em muitas mitsvot que não têm (e nunca tiveram)
qualquer razão lógica, como as leis da Cashrut, Shatnez,
vaca Vermelha, etc.
O intelecto é uma criação, como tudo o mais neste
mundo físico, e portanto assim como o próprio D'us transcende
a Criação, Ele também transcende o intelecto.
E embora a Torá declare os motivos para muitas mitsvot, estas não
são as razões fundamentais para os mandamentos, e não
são a razão básica para os cumprirmos. Ao contrário,
a palavra "mitsvá" significa ordem, e é por isso
que as cumprimos, porque fomos ordenados a fazê-lo.
[Você poderia pensar: "Por que eu deveria cumprir uma mitsvá
que não faz sentido? Por que D'us ordenaria que fizéssemos
atos que desafiam a lógica e a razão?" Porém
a verdade é que estas questões surgem do fato de que na
consciência humana, o intelecto é a maior faculdade que possuímos,
e (quase) tudo de valor é ditado pelas leis da lógica.
Tudo aquilo que não concorda com as leis da lógica é
considerado infantil e irrelevante. Isso é verdadeiro em termos
humanos, pois D'us nos criou assim, porém D'us não é
limitado pelas Leis da Natureza com as quais Ele nos criou. O intelecto
é uma criação, assim como tudo o mais neste mundo
físico. Portanto, assim como D'us transcende a criação,
também Ele transcende o intelecto.
A Cabalá nos diz que para D'us, o intelecto e uma pedra têm
valor igual, pois ambas são meramente criações. Portanto,
de acordo com os ensinamentos da Cabalá, as mitsvot, que são
a vontade de D'us, na verdade se originam de um nível infinitamente
mais elevado que a Torá, que é a sabedoria de D'us!]
Agora voltemos a nossa questão… Se D'us quisesse que cumpríssemos
as mitsvot por um motivo ou outro, então se as condições
que fizeram D'us nos ordenar as mitsvot teriam de mudar ou deixar de existir,
a mitsvá se tornaria "ultrapassada" e sem sentido.
Porém se as mitsvot são um produto da vontade intrínseca
de D'us, como podem ser mudadas pelos tempos?
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