Torá  
   
índice
  Quem é o autor?
   
  Por que muitos acreditam que a Torá foi escrita pelo Homem e não por D'us?  
     
 

RESPOSTA:

Por um lado, há traduções que deturpam completamente a Torá e levam as pessoas a pensar que existem contradições ou falta de sentido. Eu poderia dar-lhe vários exemplos, mas creio que dois serão o suficiente.

Bereshit 2:1-2: "Céu e terra, e todos seus componentes, foram [assim] completados. Com o sétimo dia, D'us terminou toda a obra que tinha feito: Ele [assim] cessou no SÉTIMO dia todo o trabalho que estivera fazendo."
Contraste isso com:
Bereshit 2:4: "Estas são as crônicas do céu e terra quando foram criados, no DIA em que D'us completou o céu e a terra."
E:
Bereshit 1:11-13: "D'us disse: 'A terra fez brotar a vegetação...'
...Era noite e era manhã, o TERCEIRO dia."
Bereshit 1:24-31: "D'us disse: "A terra fará surgir determinadas espécies de criaturas vivas, espécies de gado, animais da terra, e feras da terra."... D'us disse: 'Façamos o homem à Nossa imagem e semelhança... Era noite e era manhã, o SEXTO dia."
Contraste com isso:
Bereshit 2:3-9: "Todos os arbustos selvagens AINDA NÃO EXISTIAM sobre a terra, e todas as plantas selvagens não tinham AINDA BROTADO... D'us formou o homem do pó da terra..."
Bereshit 2:19: "D'us formou todo animal selvagem e toda ave do céu a partir do solo..."

É difícil não ver as contradições: o universo foi criado em seis dias, ou em um? E quando foram criados os reinos animal e vegetal - antes da criação do homem, ou depois?

Isso levou muitos assim chamados "Eruditos da bíblia" a pressupor que diferentes pessoas escreveram estes capítulos - daí as diferentes histórias.

Entretanto, se alguém traduzir corretamente (o que deveria) o quarto versículo do Capítulo 2, todas as questões são respondidas.

A tradução usual diz: "Estas são as gerações dos céus e da terra quando foram criadas, no dia que o Senhor fez a terra e os céus."

Esta tradução se parece com o começo da história. Na verdade, o versículo é o final, não o início. Deixa claro que o texto a seguir apenas dá mais detalhes sobre um texto anterior.

Na linguagem moderna, poderia ser transmitido assim: "Estas são as crônicas do céu e da terra subseqüentes à criação, no tempo em que Hashem Elokim era completamente terra e céu." Em outras palavras: "Mais detalhes sobre a narrativa acima."

Pode-se ver a diferença. Minha tradução indica claramente que o capítulo 2 simplesmente revela mais detalhes sobre tudo no capítulo 1. Portanto, não há contradição entre os dois.

Quando alguém lê traduções defeituosas (com comentários ainda piores), pode concluir com toda a certeza: "Absurdo! Isso não poderia ter sido escrito por D'us; porque como D'us poderia escrever tamanha tolice?" Entretanto, quando se lê a tradução correta da Torá, torna-se convincentemente claro que só poderia ter sido escrita por D'us.

No tocante as críticas de acéticos, que não acreditam que a Torá tenha sido outorgada por D'us, estas possuem sérias falhas, porque aplicam um fenômeno "humano" a D'us!

Em outras palavras, os críticos da Bíblia começam com suas próprias premissas - que ela foi escrita pelo homem - e então aplicam aqueles padrões humanos a ela. Mas se a Torá foi escrita por D'us, então obviamente D'us tem uma consciência que vai muito além das restrições humanas.

Refletindo sobre um único mandamento descrito na Torá, válido eternamente, concluiremos facilmente que nenhum homem seria capaz ou teria o mínimo de vontade de impôr a si próprio tal ação a ser cumprida, com tanta ênfase e com resultados tão eficazes. As 613 mitsvot e as Sete Leis de Nôach conduzem ao refinamento do homem e sua natureza. O único Ser capaz de visualizar o passado, presente e futuro da humanidade trazendo um tesouro moral e ético ilimitado, teria que ser um verdadeiro "expert" do mundo e maior conhecedor do instinto e da natureza humana. Só conhecemos Um: D'us.

 
   
top