Tetragrama  
    índice
  Nome Divino
     
 

Caro Rabino. Tenho 11 anos e curso a 8ª Série no Colégio de minha cidade Guaratinguetá, SP. Meu professor de história diz que em nossa religião D'us recebe o nome formado por um tetragrama. Perguntei ao meu pai, e ele disse, que na verdade conhecemos D'us pelo nome de A-do-nai, desconhecendo a afirmação de meu professor, e sugeriu que perguntasse ao Rabino, o que faço agora. Quero desde já agradecer a resposta, e pedir permissão para consultá-lo quando precisar.

 
     
 

RESPOSTA:

Achamos super legal você ter procurado e encontrado a gente. Sempre que precisar, tentaremos ajudá-lo na medida do possível e com alegria.

Você fez uma ótima pergunta, mas nos colocou numa situação perigosa... Quem será que tem razão: o pai ou o professor? Mmmm...

Os dois!!!

Seu professor deve ter se referido provavelmente ao nome de "Iud", "Che-i", "Vav", "Che-i", que é a essência do nome de D’us e que jamais pode ser pronunciado, pela grande Santidade que possui. Nem ao menos pronunciamos as letras em sequência. Aliás, nem sabemos a pronuncia correta destas letras, pois ela foi guardada em segredo.

Antigamente, na época do Primeiro Beit Hamicdash, Templo Sagrado em Jerusalém, apenas o Sumo Sacerdote, a pessoa mais santa do povo judeu, poderia, uma vez ao ano, Yom Kipur, entrar no Santo dos Santos e pronunciar uma única vez o verdadeiro nome de D’us.

Mas seu pai tem razão, pois cada vez que aparece este nome (o tetragrama) nas leituras sagradas e nas rezas, pronunciamos o nome de A-do-nai que significa "O Mestre". Este nome não pode ser pronunciado em vão.

Elo-kim, que é o plural, demonstra como D’us Único está manifesto no mundo de diferentes maneiras. A Cabalá explica como o nome Ado-nai está ligado à bondade ilimitada enquanto Elo-kim é severidade e limitação. Os nomes de D’us mencionados na obra Mishnê Torá de Maimônides são relacionados pela Cabalá com os diversos atributos Divinos.

 
    top