Tefilá  
   
índice
  Como se concentrar
     
 

Como faço para eliminar pensamentos estranhos durante a prece?

 
     
 

RESPOSTA:
Em primeiro lugar, olhe para o livro de preces enquanto reza. Nossos sábios dizem que ver as palavras na página, bem como dizê-las em voz alta, desperta a concentração.

Segundo, você governa sua mente, não é ela que o governa. Porém em vez de lutar contra o pensamento, apenas dirija sua mente para outra coisa, i.e., o significado de sua prece.
Você não pode controlar (inteiramente) quais os pensamentos que entrarão na sua mente. Mas pode decidir quais pensamentos você quer realmente que permaneçam e demorem mais.

Outra coisa que você pode fazer é limitar sua exposição a coisas que podem provocar pensamentos estranhos à prece. E finalmente, faça uma pequena oração por si mesmo, pedindo a D’us que tenha misericórdia de você. Porém o principal é: Não deixe que isso o desanime. Não pense: "Estou tendo estes pensamentos durante a prece, então minha prece deve ser inútil." Isso é um equívoco. Na verdade, como sua prece estava indo bem, e você estava fazendo um belo trabalho espiritual, o "outro lado" se intromete e tenta desafiar você.

 
   
top