Talmud  
     
  Da Babilônia e de Jerusalém
índice
     
  Gostaria de saber qual a diferença entre o Talmud da Jerusalém e o Talmud da Babilônia.  
     
 

RESPOSTA:

A primeira diferença entre os dois Talmudim é o que indica o nome: um foi escrito em Jerusalém, e o outro na Babilônia. Nesta época, nosso povo estava concentrado em dois núcleos; havia uma grande comunidade no exílio da Babilônia, e outra permanecia em Israel.

Em ambos os pólos o estudo da Torá se desenvolvia, e muitas yeshivot (escolas de estudo) eram abertas. Como fruto deste estudo, foi escrito o Talmud Bavli (babilônico) e o Talmud Yerushalmi (de Jerusalém).

Há ainda outra diferença, na forma como foram escritos. Enquanto o Talmud Yerushalmi é mais complexo e oculto, o Talmud Bavli é escrito de forma bem mais detalhada e clara, e por isso é mais estudado. Isto porque a sabedoria da Terra de Israel é maior e mais profunda. Portanto, os Sábios da Terra de Israel escreviam seu estudo de forma curta, sem precisar explicar muito sendo já suficiente para entendê-lo. Na Babilônia, entretanto, havia a necessidade de escrever tudo de forma mais clara e detalhada, para que fosse acessível às pessoas que lá estudavam.

 
     
   
top