Talit, Kipá e Tsitsit  
     
  Fonte das mitsvot
índice
     
 

Qual é a fonte das mitsvot de talit (tsitsit) e kipá e qual berachá deve ser recitada?

     
 

RESPOSTA:

Há uma diferença entre os dois; enquanto a mitsvá de talit e tsitsit consta claramente na Torá escrita, a da kipá foi um costume instituído por nossos sábios do Talmud.

Nossos sábios apreenderam a mitsvá de tsitsit dos seguintes versículos: “Façam para eles franjas sobre as bordas de suas vestes...” (Bamidbar XV:38); “Franjas farás para ti e as porás nos quatro cantos de tua vestimenta com que te cobrires” (Devarim XXII:12). Um homem que veste ou se cobre com qualquer peça de roupa com quatro pontas sem tsitsit transgride esta mitsvá.

Uma vez que num lugar a mitsvá consta como tsitsit (grupos de fios soltos) e no outro como guedilim (fios trançados), nossos sábios aprenderam que cada uma das quatro pontas da roupa deve ter fios parcialmente trançados e outros parcialmente soltos. Assim, em cada uma das quatro pontas devem ser colocados quatro fios dobrados na metade, totalizando oito pontas; fazemos com eles cinco nós duplos; e em cada um dos quatro espaços entre os nós enrolamos um fio sobre os demais, como uma trança; o restante dos fios, de preferência dois terços, deve ficar solto.

Há vários detalhes nestas leis, como o comprimento dos fios, o tamanho mínimo e formato do talit, se o tsitsit continua casher quando se rompe um ou mais fios, etc.

Pela Torá, a mitsvá de tsitsit só seria necessária quando fosse usada uma roupa de quatro pontas. Porém, por sua importância, nossos sábios instituíram que fossem usados diariamente; é proibido andar até mesmo dois metros sem eles. Além disso, também determinaram que durante as orações matinais, principalmente durante a leitura do Shemá, deve-se usar um talit gadol, ou seja, uma vestimenta grande de quatro pontas por cima da roupa, q ue cubra a maior parte do troncos.

O talit foi instituído pelo fato de a melhor maneira de cumprir a mitsvá de tsitsit é ao envolver a maior parte do corpo, inclusive a cabeça, de maneira semelhante a um manto (o talit catan, o pequeno talit de quatro pontas geralmente usado sob as roupas, não envolve o corpo). Entre ashkenazim, os solteiros não costumam usar o talit gadol, cumprindo a mitsvá apenas com o talit catan; já entre sefaradim, todos os homens, desde pequenos, usam o talit durante as orações.

Ao vestir o talit gadol, uma bênção ré recitada, agradecendo a D’us pela mitsvá de nos envolver com os tsitsit. Como o talit catan não nos envolve, portanto, sua bênção é concluída com “.…al mitsvat tsitsit” – agradecendo por receber a mitsvá de tsitsit.
Consta na Torá no trecho relativo a esta mitsvá: “Será para vós por franjas e as vereis e lembrareis todas os mandamentos e os fareis…” Esta mitsvá só é cumprida durante o dia quando os fios podem ser vistos.

Mulheres estão isentas de cumpri-la, assim como a maioria das mitsvot com prazo de cumprimento (como tefilin, sucá, lulav, shofar, etc.). Há mitsvot que as mulheres cumprem apesar de não ordenadas; porém, a mitsvá de talit e tsitsit não devem cumprir por razões cabalísticas e por transgredir a proibição da Torá de não usar adornos masculinos.

Como vimos no versículo acima, esta mitsvá nos remete a todas as mitsvot da Torá e nos encoraja a cumpri-las. Nossos sábios ensinaram que o valor da palavra tsitsit é 600; somado a isto os oito fios e os cinco nós (em cada lado) dá o total de 613, o número das mitsvot da Torá. Por isso, é costume deixar os fios à vista para, constantemente, lembrar todas as mitsvot. Muitos costumam usar o talit catan mesmo à noite, apesar de isentos, e até ao dormir, para não se separar desta mitsvá. Segundo Maimônides “quem tem tefilin no braço e sobre a cabeça, tsitsit nas vestes e mezuzá nas portas, é assegurado que não pecará; estes são os anjos que o protegem dos pecados e sempre o lembram de praticar o bem.”

 
     
 

 

top