|
RESPOSTA:
No Judaísmo,
homens e mulheres ocupam papéis diferentes, porém igualmente
importantes. Embora um homem seja obrigado a usar talit e a mulher não,
isso de maneira alguma diminui sua importância. Pelo contrário,
é o papel único e especial que as mulheres ocupam na sociedade
judaica que as absolve de muitas das atividades consumidoras de tempo
que os homens são obrigados a fazer.
Além disso, há muitas coisas que são proibidas por
hubrit (mecheze kiyuhara). Por exemplo: num local onde o costume é
que todos, exceto eruditos de Torá, trabalhem em Tisha B’Av,
é proibido (segundo a opinião da maioria) para um leigo
se abster do trabalho porque isso é considerado arrogância
(Talmud, Pessachim 54b).
Outro exemplo: É proibido alguém vestir roupas que estão
reservadas para os enlutados como um símbolo de luto pela destruição
do Templo em Jerusalém, pois isso também é considerado
arrogância (Talmud; Baba Kama 59b e veja Tosafot).
Além disso, devido ao papel singular e desgastante
de criar os filhos, as mulheres estão isentas de qualquer mitsvá
que tenha uma contingência de tempo. Isso inclui: ouvir o shofar
(pois a mitsvá é somente em Rosh Hashaná), lulav
e etrog (Sucot), recitar o Shemá (de manhã e à noite),
etc. Embora as mulheres estejam isentas de todas estas mitsvot, muitas
mulheres as cumprem mesmo assim.
Quanto a usar talit, as mulheres também são isentas de tsitsit,
pois a obrigação do tsitsit é apenas durante o dia.
Mas tsitsit é diferente de todas as mitsvot acima mencionadas,
pois o tsitsit também não é obrigatório para
homens. A Torá diz apenas que se você por acaso usar uma
roupa de quatro cantos, então deve colocar franjas nos cantos.
Portanto, para uma mulher, usar tsitsit é considerado hubrit, e
é proibido.
N.
Silberberg
|
|