Talit

 
   
índice
  Só para homens
     
 

Por que uma mulher não usa talit?

     
 

RESPOSTA:
No Judaísmo, homens e mulheres ocupam papéis diferentes, porém igualmente importantes. Embora um homem seja obrigado a usar talit e a mulher não, isso de maneira alguma diminui sua importância. Pelo contrário, é o papel único e especial que as mulheres ocupam na sociedade judaica que as absolve de muitas das atividades consumidoras de tempo que os homens são obrigados a fazer.

Além disso, há muitas coisas que são proibidas por hubrit (mecheze kiyuhara). Por exemplo: num local onde o costume é que todos, exceto eruditos de Torá, trabalhem em Tisha B’Av, é proibido (segundo a opinião da maioria) para um leigo se abster do trabalho porque isso é considerado arrogância (Talmud, Pessachim 54b).

Outro exemplo: É proibido alguém vestir roupas que estão reservadas para os enlutados como um símbolo de luto pela destruição do Templo em Jerusalém, pois isso também é considerado arrogância (Talmud; Baba Kama 59b e veja Tosafot).

Além disso, devido ao papel singular e desgastante de criar os filhos, as mulheres estão isentas de qualquer mitsvá que tenha uma contingência de tempo. Isso inclui: ouvir o shofar (pois a mitsvá é somente em Rosh Hashaná), lulav e etrog (Sucot), recitar o Shemá (de manhã e à noite), etc. Embora as mulheres estejam isentas de todas estas mitsvot, muitas mulheres as cumprem mesmo assim.

Quanto a usar talit, as mulheres também são isentas de tsitsit, pois a obrigação do tsitsit é apenas durante o dia. Mas tsitsit é diferente de todas as mitsvot acima mencionadas, pois o tsitsit também não é obrigatório para homens. A Torá diz apenas que se você por acaso usar uma roupa de quatro cantos, então deve colocar franjas nos cantos. Portanto, para uma mulher, usar tsitsit é considerado hubrit, e é proibido.

N. Silberberg

 
   
top