Sustento

 
   
índice
  Só depende de D’us?
     
 

Se o nosso sustento está nas mãos de D’us, não deveríamos ter fé e confiar Nele? Por que devemos trabalhar para viver?

     
 

RESPOSTA:

Se você ficar sentado esperando o dinheiro cair do céu, isso não é fé – é falta de fé.

Essencialmente, você está dizendo que temos que escolher – ou tratamos de arrumar uma maneira de nos sustentar, ou D'us faz isso por nós. As duas não podem ser verdade; se o dinheiro cai do céu, vem de D'us; porém se o dinheiro vem de investimentos inteligentes ou do trabalho esforçado, D'us não fez isso, fui eu. Isso não é fé. Você limitou D'us relegando Seus poderes ao sobrenatural. Você não acredita que D'us possa estar por trás das suas decisões.

O Judaísmo diz o contrário. Aquele que acredita realmente trabalha muito, mas percebe que o sucesso ou o fracasso do seu esforço não está em suas mãos, mas nas mãos de D'us. Nossos esforços são o receptáculo, mas é D'us que o preenche com Suas bênçãos.
Esta filosofia é libertadora e exigente ao mesmo tempo. Ela nos liberta das preocupações com o resultado – que está nas mãos de D'us. Porém coloca o ônus sobre nós – temos de fazer o trabalho para que D'us nos conceda a bênção.

Isso não se aplica apenas a ganhar a vida, mas em todas as áreas do esforço humano. Seja para procurar nossa alma gêmea, a cura para uma doença, ou ao sermos atacados por um inimigo, não esperamos que D'us faça um milagre. Vamos à luta e fazemos o que tem de ser feito, sabendo o tempo todo que o sucesso de nossas ações vem do Alto. Em última análise, quando fazemos o esforço mas damos o crédito a D'us, até nós conseguimos realizar milagres.

 
   
top