Sinagoga  
     
  Quem a inventou?
índice
     
 

Ouvi dizer que não há menção de sinagoga na Torá. Então, onde e quando se originou? É difícil imaginar o Judaísmo (pelo menos como o conhecemos atualmente) sem sinagogas!

     
 

RESPOSTA:
De fato, não há menção de sinagoga na Torá Escrita (i.e., os Cinco Livros de Moshê). A instituição da sinagoga é de origem mais tardia, rabínica1.

O propósito da sinagoga é fornecer um local para facilitar e destacar a obrigação bíblica da prece, adicionando um elemento comunal.

Da época de Moshê até a restauração do Segundo Templo, cumpríamos a obrigação de rezar diariamente compondo nossas próprias preces, e rezando em particular.
Fazíamos também peregrinações a Jerusalém para participar dos serviços públicos que eram conduzidos no Templo Sagrado.

Após a restauração do Segundo Templo (352 AEC), a Grande Assembléia2, liderada por Ezra, instituiu o Cadish, Kedushá, Barechu e o restante do serviço comunal padronizado (exigindo a participação de um minyan, ou quorum de dez) bem como a obrigação para indivíduos de participarem nesses serviços.

Surgiram, tanto em Israel quanto na Diáspora3, locais designados para a reza comunal. Assim nasceu o "Local de Reunião" – Beit Knesset em hebraico, e "Sinagoga" em grego.
A experiência de veneração pública básica permaneceu sendo a viagem a Jerusalém para participar e ser inspirado pelo serviço do Templo.

Quando os romanos destruíram o Segundo Templo em 68 EC, o único local para rezar em público continuou sendo a sinagoga, que então adquiriu maior importância como centro da vida comunal judaica.

O ponto central do Judaísmo, no entanto, sempre foi a vida de cada indivíduo, seu lar e família, vivida numa comunidade forte e mutuamente responsável. De fato, quando uma comunidade judaica começa com dificuldade, construir uma sinagoga não é o primeiro item em sua lista de coisas a fazer. Como está determinado na Lei Judaica, as prioridades no que tange ao estabelecimento de instituições comunitárias devem ser:

1 – Um micvê
2 – Escola judaica para crianças
3 – Um fundo para caridade
4 – Uma sinagoga

Evidentemente, as pessoas podem se reunir, e o fazem, em qualquer local para rezar em comunidade.



1 – A Torá (Devarim 16:11; ver introdução de Maimônides à Mishná) ordena que obedeçamos os decretos rabínicos adequadamente constituídos, aceitos pela comunidade quando o decreto foi feito; portanto, em última análise, a sinagoga é uma instituição ordenada pela Torá.

2 – As dez Cortes Superiores e Legislatura do Judaísmo.

3 – A Diáspora (a comunidade judaica residindo fora da Terra de Israel) permaneceu grande mesmo depois que o Segundo Templo foi restaurado.

 
     
 

 

top