Shul

 
   
índice
  O que é?
     
 

O que é exatamente um shul e que atividades ocorrem dentro dele?

     
 

RESPOSTA:

Um shul é uma sinagoga. Já ouvi não-judeus perguntando aos seus vizinhos judeus como se chama a "igreja" deles; quando o judeu diz "sinagoga", o não-judeu diz: "O quê?" Portanto, quando isso ocorrer com você, lembre-se de "shul". A palavra shul vem do mesmo radical de school, escola. Lembra os tempos antigos, quando as sinagogas tinham dupla função: as pessoas iam lá para rezar e também para estudar Torá (como até hoje).
A sinagoga é um local sagrado. A Presença Divina está presente na sinagoga onde se reza com um mynian, um quórum de no mínimo 10 homens judeus.

O centro da sinagoga é o Aron Ha Codesh, Arca Sagrada, que contêm os Rolos da Torá. A Arca geralmente é adornada com trabalhos em madeira e cortinas de tapeçaria e colocada na parede mais a leste da sinagoga. Isso porque as preces devem ser recitadas de frente para o Muro Ocidental em Jerusalém – que é a leste para a maioria dos países de população judaica. A Arca geralmente fica numa plataforma elevada, para conferir-lhe honra e importância, como o banco de um juiz num tribunal. Em frente à Arca fica o pódio para o chazan (cantor), embora às vezes este fique a um lado. Preenchendo o restante da sala estão os assentos – cadeiras ou bancos tradicionais, e a bimá – uma mesa grande, forrada em veludo, sobre a qual o Rolo de Torá é aberto e lido – no centro. Ao longo das outras paredes estão estantes contendo Sidurim, livros de preces, Chumashim (os Cinco Livros de Moshê), Tehilim, e outros livros judaicos.

Há muitas mitsvot associadas à sinagoga. Patrocinar a decoração de uma sinagoga é uma mitsvá, doar livros sagrados para que outras pessoas possam usufruir deles, também. A obrigação secundária de uma comunidade judaica é construir uma sinagoga (a construção do micvê vem em primeiro lugar). E como ocorre com a decoração, doar para a construção da sinagoga é uma grande mitsvá. Por outro lado, destruir uma sinagoga é uma proibição da Torá: se uma sinagoga tiver de ser removida, deve ser desmontada cuidadosamente, não derrubada. Qualquer objeto judaico sagrado, como livros judaicos, também não devem ser destruídos.

O que fazemos dentro de uma sinagoga?
As principais atvidades:

Reza

Os judeus vão à sinagoga para a tefilá, geralmente conhecida como prece, que também significa conexão. Os três serviços diários de prece são feitos na sinagoga em toda comunidade judaica, todos os dias (Shacharit, Minchá e Maariv – Prece da Manhã, da Tarde e da Noite), e inclusive no Shabat e feriados judaicos (onde é acrescida a prece de Mussaf – Adicional). Yom Kipur é o feriado judaico mais importante, e geralmente há mais freqüentadores passando pelas portas do que em qualquer outra época do ano.

Celebra

A prece não é a única atividade dentro de uma sinagoga – os Dias Festivos judaicos são celebrados ali, também. Há o toque do shofar em Rosh Hashaná, as voltas em torno da bimá com o lulav e etrog em Sucot, danças em Shemini Atsêret e Simchat Torá. A comunidade se reúne em Chanucá para acender a Menorá, em Purim para ouvir a Meguilá, em Pêssach para um Sêder comunitário, e em Shavuot para celebrar a Outorga da Torá.

Socializar


No decorrer dos séculos, a sinagoga tem sido o centro nervoso da comunidade judaica. Toda manhã, e após um dia de trabalho, os homens se reúnem para os três serviços diários. Antes e depois de cada um, se eles tiverem alguns minutos livres, sem dúvida batem um bom papo! A sinagoga é o eixo da comunidade, além de um local sagrado. Sempre que os judeus se reúnem na sinagoga, seja para os serviços ou em ocasiões especiais (berit, bar mitsvá, casamentos), compartilham seus triunfos, tragédias, e alegrias.

Através de aulas de Torá ministradas na sinagoga para os mais diferentes públicos e horários que ampliam seus conhecimentos e incentivam à prática das mitsvot, os esforços são direcionados a tornar o mundo um lugar melhor, mais refinado e um recipiente adequado à moradia Divina.

 
   
top