Shiduch  
    índice
  Shiduch e sogra
     
 

Meu filho está em shiduchim e estamos agora em meio ao que consideramos um maravilhoso shiduch, Baruch Hashem. A jovem parece ser tudo que ele procura numa esposa. Apenas uma coisa o está aborrecendo: ele conheceu os pais dela e imediatamente sentiu uma forte antipatia pela mãe dela, embora só a visse por um breve momento.
Isso não faz sentido. Todos dizem que ela é uma pessoa maravilhosa. Ele nunca viu essa mulher antes, e ela não disse uma única palavra. Ele sabe que não há motivo para se sentir assim. É uma pena desistir de um shiduch baseado numa sensação tão ilógica, mas por outro lado, tememos que ele entre num importante relacionamento com alguém de quem não gosta.

     
 

RESPOSTA:
Por Rabino Abraham J. Twerski
Você está certa ao dizer que não há um motivo lógico para essa sensação, mas como tudo tem uma razão, deve ser uma razão ilógica.

Estamos familiarizados com nossa mente consciente, com a qual pensamos segundo as regras da lógica. No entanto, também temos uma mente subconsciente, que não funciona de acordo com a lógica. O subconsciente é como um computador com uma memória gigante, que se lembra de tudo que já vivenciou, e não deleta coisa alguma.

Como é subconsciente, não sabemos o que está armazenado ali. Essas lembranças podem aparecer num sonho ou talvez virem à tona sob hipnose.

Além de ser um imenso depósito, a mente subconsciente opera de acordo com as próprias regras. Para a mente consciente, lógica, uma roda é uma roda, não um carro, e uma manga é uma manga, não uma roupa inteira. Para o subconsciente, uma parte iguala o todo. Uma roda é um carro e uma manga é um terno inteiro.

Tive uma professora na quinta série que era má. As crianças temiam ir para a classe dela. Desgostávamos dela intensamente. Se eu encontro alguém que se pareça levemente com ela, posso sentir um mal-estar imediato para com aquela pessoa, porque para a mente subconsciente, a pessoa é minha professora da quinta série. Quando passo a conhecer melhor essa pessoa, minha mente consciente assume e o mal-estar desaparece.

É provavelmente por isso que sentimos instantaneamente que não gostamos de alguém.

De alguma maneira remota, houve algo sobre aquela pessoa que nosso subconsciente iguala a uma pessoa de quem não gostamos anos atrás. Ela é sem dúvida a pessoa maravilhosa que dizem que ela é. Sugiro que ele continue a trabalhar nessa sugestão e tenha uma conversa com a mãe. A mente consciente vai assumir e o mal-estar que brota do inconsciente vai desaparecer.

 
    top