Shamir

 
   
índice
  Para que foi criado?
     
 

Escutei uma história sobre um bichinho que existiu durante a construção do Templo. Ele servia para cortar as pedras que foram utilizadas na construção do Templo. Esse bicho existiu? Qual o nome? Qual a história dele?
Obrigado

     
 

RESPOSTA:

Ele foi criado por Hashem para cumprir certas missões; uma delas a de servir como instrumento na preparação das pedras do Templo Sagrado de Yerushalayim já que a construção da obra mais sagrada do mundo – a moradia para D'us na Terra – não permitia a utilização de instrumentos de metal, usados em guerras.

Este bichinho era chamado Shamir. Há referências dele no 5º capítulo do Pirkê Avot, Ética dos Pais; a de que ele foi criado na véspera de Shabat.

"Dez coisas foram criadas na véspera de Shabat, no crepúsculo. São elas: A boca da terra; a boca da fonte; a boca do jumento; o arco-íris [que era o sinal de Nôach de que não haveria futuros dilúvios]; o maná; o bastão; o verme shamir; a escritura; a inscrição; e as Tábuas. Alguns mencionam também os espíritos destrutivos, o túmulo de Moshê, e o carneiro de Avraham, nosso Patriarca. Alguns dizem também que os alicates, que são feitos com alicates." (Pirkê Avot)

Também encontramos sobre o Shamir no Midrash da parashá Tetsavê:

Como se cortavam as pedras para o efôd e o Chôshen?

O Midrash explica:

As duas pedras preciosas das alças do efôd e as doze pedras preciosas do chôshen deviam ser cortadas de uma certo tamanho. Porém Hashem proibiu que se usasse uma faca ou qualquer outro instrumento para cortar essas pedras.

Como então, cortar as pedras? Moshê sabia que Hashem havia criado nos seis dias da Criação um inseto, pequeno como um grão de cevada, que podia cortar qualquer material, inclusive a mais dura rocha, simplesmente passando por cima. Este inseto surpreendente se chamava shamir.

Moshê ordenou que se trouxesse o shamir. Este foi passado pelas pedras preciosas do efôd e do Chôshen, e estas se cortaram exatamente sobre a linha marcada pelo artesão.

 
   
top