Shaimos  
   
índice
  O que é; como tratá-lo
     
  O que devo considerar shaimos para ser colocado na guenizá antes de descartar documentos ou textos que contenham o nome Divino ou palavras de Torá? Quais as medidas que devo tomar para não incorrer em erro? Tenho muitas dúvidas sobre este assunto e não quero descartar algo sagrado, mas dar-lhe o devido respeito.
     
 

RESPOSTA:

Muitos ficam na dúvida: O que é considerado Shaimos – nome Sagrado – ou seja, que deve ser colocado na gueniza (para ser enterrado) quando queremos descartá-lo; como lidar com este material.

A resposta foi elaborada pela Associação de Rabinos de Chabad de Illinois, conforme segue abaixo:

Objetos usados para propósitos sagrados adquirem um nível de Kedushá. Dependendo do uso específico, existem normas sobre como tratar e dispor desses objetos. Geralmente, eles se enquadram nas seguintes categorias:

Devorim Shebikedusha (Objetos Sagrados)

Estes devem ser colocados de lado (em Shaimos ou Gueniza) e posteriormente queimados.
Incluídos nessa categoria estão:
Sêfer Torá, Tefilin, Rolo de Mezuzá (estes precisam estar num recipiente especial).
Correia de tefilin, bolsa de tefilin, embalagem ou estojo de mezuzá, manto ou fita de Torá, Parochet e cobertura da bimá, capas de livros, capas ou outras partes de um Sêfer, etc.
Materiais contendo: a) o Nome de Hashem, (b) três palavras consecutivas de um Passuk escritas em uma linha, onde a intenção era citar o Passuk, ou (c) uma Halachá ou Midrash ou outros pensamentos de Torá, devem ser postos em Shaimos.

Trabalhos escolares, lição de casa e papéis de provas podem ser incluídos nessa categoria se contiverem algum dos itens acima.

Estes materiais são Shaimos, estejam em hebraico ou outro idioma, em Braille ou microfilme.

Não é adequado usar as letras utilizadas para escrever StaM (Sifrê Torá, tefilin e mezuzot) para propósitos mundanos. Qualquer coisa escrita ou impressa com este tipo de letra deve ser tratado como Shaimos.

Tashmishei Mitsvá (Objetos de mitsvá), se forem descartados, devem ser colocados de maneira respeitosa, por exemplo, duplamente embrulhados em papel ou plástico antes de serem colocados no lixo. Incluídos nessa categoria estão:
Taleisim (após remover os tsitsits para colocar em Shaimos), bolsas de talit, lulavim, hoshanot, schach e gartel.

Estes são itens que talvez não tenham um status haláchico, mas devem ser tratados com respeito, como fotos dos tsadikim, etc. Estas coisas não devem ser postas em Shaimos, mas podem ser embaladas antes de serem descartadas.

Outros itens podem ser colocados no lixo. Isso inclui yarmulkas, materiais de áudio e vídeo, disquetes de computador, diagramas ou fotos sem texto, histórias, etc.

Algumas observações gerais sobre colocar estas coisas em Shaimos
Com a proliferação, nos últimos anos, de sistemas de edição em desktop, cópias convenientes e de baixo preço, e Torá via Internet, as quantidades de Shaimos produzidas têm crescido em ritmo astronômico. Devemos fazer nossa parte no sentido de minimizar as quantidades de Shaimos.

Evite copiar ou imprimir desnecessariamente materiais de Torá. É geralmente aceito que cópias imperfeitas, excedentes, etc., que não são realmente usados para estudo não são Shaimos, e podem ser duplamente embalados e jogados fora, mas é melhor evitar as cópias extras;

Jornais que contenham colunas relacionadas à Torá podem ser embalados e jogados. Se você deseja colocá-los em Shaimos, remova a porção da Torá e coloque apenas ela em Shaimos;

Não é necessário colocar papéis em Shaimos porque contêm B"H, etc. Se você deseja pôr estes itens em Shaimos, apenas tire o canto que contem as letras ou as palavras e descarte o restante;

Nem tudo com letras hebraicas ou de uma organização judaica é Shaimos. Cartas para angariar fundos podem ser jogadas (após enviar um cheque pelo correio, obviamente);
Não é respeitoso colocar em Shaimos coisas que não deveriam estar ali.

Quando você deixa grandes quantidades de Shaimos na sua sinagoga ou outras instituições comunitárias pode estar impondo a eles uma despesa significativa a ser feita em seu benefício, ou talvez sejam necessárias horas de trabalho de alguém para examinar o seu material e separar o verdadeiro Shaimos do restante. Portanto, facilite este trabalho.

 
   
top