Shabat  
     
  Quem inventou?
índice
     
 

De onde surgiu a idéia de guardar o Shabat? E porque não se pode dirigir o carro ou acender a luz?

     
 

RESPOSTA:
Guardar o Shabat faz parte dos Dez Mandamentos.

Se você carregar um móvel pesado de sua casa e deslocá-lo para outro canto, não estará fazendo nenhum trabalho no Shabat. Mas se no entanto, acender a luz, isto implicará que está "quebrando" o Shabat. Portanto, o que deve se ter em mente quando se começa a cumprir o Shabat é a real definição de realização de trabalho, trabalho criativo, neste dia.

As palavras na Torá declaram que deve-se evitar fazer todos os "trabalhos" no Shabat, e a definição de trabalhos – segundo a interpretação dos rabinos, deriva dos trabalhos que eram realizados na construção do Tabernáculo. Estes são 39 trabalhos – ou atos criativos, tais como acender o fogo, cortar madeira, pintar, etc., e é daí que todas as atividades proibidas no Shabat são derivadas.

É verdade que dirigir é menos trabalho. Entretanto, estamos trabalhando com uma determinada definição de trabalho que não é necessariamente trabalho pesado – algumas pessoas podem achar que rezar é trabalho pesado!

A definição de trabalho aqui é especificamente "atos criativos," porque, como diz a Torá, "Em seis dias D’us criou o mundo, e no sétimo descansou de toda Sua atividade criativa." Assim, também, somos ordenados a trabalhar criativamente durante seis dias por semana, e a descansar no sétimo.

Há um tipo de trabalho que a Torá menciona especificamente: acender um fogo. Girar a chave do carro liga a ignição – que cria uma faísca – um fogo. Não o tipo de fogo de atritar duas pedras juntas, mas apesar de tudo, fogo – um ser humano criando quando D’us ordenou que ele descansasse de toda ação criativa. O ato de acender a luz se enquadra neste sistema criativo, pois desencadeia toda uma mudança através da corrente que produz.

Certo, algumas dessas são tão comuns e rotineiras, com nenhum "trabalho" envolvido, e não parecem envolver qualquer genuíno esforço criativo, mas este é o desafio de guardar o Shabat ao pé da letra.

 
     
 

 

top