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RESPOSTA:
Guardar
o Shabat faz parte dos Dez Mandamentos.
Se você carregar um móvel pesado de sua casa e deslocá-lo
para outro canto, não estará fazendo nenhum trabalho no
Shabat. Mas se no entanto, acender a luz, isto implicará que está
"quebrando" o Shabat. Portanto, o que deve se ter em mente quando
se começa a cumprir o Shabat é a real definição
de realização de trabalho, trabalho criativo, neste dia.
As palavras na Torá declaram que deve-se evitar fazer todos os
"trabalhos" no Shabat, e a definição de trabalhos
– segundo a interpretação dos rabinos, deriva dos
trabalhos que eram realizados na construção do Tabernáculo.
Estes são 39 trabalhos – ou atos criativos, tais como acender
o fogo, cortar madeira, pintar, etc., e é daí que todas
as atividades proibidas no Shabat são derivadas.
É verdade que dirigir é menos trabalho. Entretanto, estamos
trabalhando com uma determinada definição de trabalho que
não é necessariamente trabalho pesado – algumas pessoas
podem achar que rezar é trabalho pesado!
A definição de trabalho aqui é especificamente "atos
criativos," porque, como diz a Torá, "Em seis dias D’us
criou o mundo, e no sétimo descansou de toda Sua atividade criativa."
Assim, também, somos ordenados a trabalhar criativamente durante
seis dias por semana, e a descansar no sétimo.
Há um tipo de trabalho que a Torá menciona especificamente:
acender um fogo. Girar a chave do carro liga a ignição –
que cria uma faísca – um fogo. Não o tipo de fogo
de atritar duas pedras juntas, mas apesar de tudo, fogo – um ser
humano criando quando D’us ordenou que ele descansasse de toda ação
criativa. O ato de acender a luz se enquadra neste sistema criativo, pois
desencadeia toda uma mudança através da corrente que produz.
Certo, algumas dessas são tão comuns e rotineiras, com nenhum
"trabalho" envolvido, e não parecem envolver qualquer
genuíno esforço criativo, mas este é o desafio de
guardar o Shabat ao pé da letra.
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