Shabat  
     
  Trabalho proibido
índice
     
 

Como definir melachá, trabalho proibido em Shabat?

     
 

RESPOSTA:

Sobre a mitsvá de cumprir Shabat consta nos Dez Mandamentos: “No sétimo dia é Shabat para D’us, não executes nenhum trabalho (melachá)” (Shemot XX:10). Porém, a Torá não explica o que é considerado trabalho proibido no Shabat. No entanto, mais adiante, ao ordenar a construção do Mishcan (Tabernáculo), a Torá antecipa a proibição de trabalhar no Shabat.

Isto ensina que até mesmo a construção do Santuário não poderia ser feita no Shabat. Nossos sábios deduziram a partir disso que todo trabalho realizado na edificação do Mishcan é proibido no Shabat. O Tabernáculo foi construído de madeira, revestido por fora com peles de animais e internamente por cortinas costuradas com fios de pelo de cabrito.
Assim, todo trabalho ligado ao plantio, tecelagem, costura, curtimento, construção, escrita, cozimento (de especiarias para fazer tinta) e transporte de objetos, de local a local, dispensado na construção do Mishcan, são proibidos em Shabat.

Todos esses trabalhos, totalizando 39, são denominados avot melachot (“trabalhos matrizes”), pois cada um destes possui derivados e ramificações.

Na verdade, a lista destes 39 trabalhos foi transmitida de geração em geração, originalmente recebida por Moshê no Monte Sinai. Também foi comunicado a nossos sábios que qualquer serviço que se assemelhe, mesmo em parte, a um destes avot melachot é denominado toladá (“derivado” ou ramificação) ou, popularmente, “tuldá”.

Os 39 avot melachot são:
1. plantar 2. arar 3. colher 4. agrupar a colheita 5. debulhar 6. dispersar ao vento o grão debulhado (para separarar as cascas) 7. selecionar e separar o proveitoso do não-aproveitável 8. moer o grão 9. peneirar 10. fazer massa 11. assar 12. tosquiar 13. lavar roupa 14. pentear e separar a lã não trabalhada 15. tingir 16. fiar 17. esticar o fio para prepará-lo para tecer 18. fazer dois anéis nos quais serão fixados os fios que serão tecidos 19. tecer pelo menos dois fios 20. desfazer pelo menos dois fios do tecido para retocá-lo 21. dar nó 22. desatar 23. costurar dois pontos 24. rasgar intencionando costurar dois pontos 25. caçar 26. abater 27. pelar o couro 28. curtir o couro 29. demarcar o couro (para corte) 30. alisar o couro (retirando pelos e saliências) 31. cortar 32. escrever duas letras 33. apagar (para reescrever) duas letras 34. construir 35. destruir e demolir (com intenção de construir no mesmo local) 36. apagar o fogo 37. acendê-lo 38. terminar a manufatura de qualquer objeto (makê bepatish , i.e., bater com martelo, pois o ferreiro termina sua obra com uma última martelada) 39. transportar de propriedade particular para propriedade pública e vice-versa.

Além dos mencionados acima, há inúmeros trabalhos ou ramificações, proibidos no Shabat pela Torá e outros por ordem rabínica. Como exemplo, qualquer ato destrutivo só é considerado av melachá, e proibido pela Torá, quando seu objetivo é melhorar e reformar. Mas por ordem rabínica é proibido destruir mesmo sem esta intenção. Outro exemplo é a proibição de nossos sábios de manusear certos objetos (denominados muctsê). O motivo das proibições rabínicas é para aumentar a observância do Shabat, não chegando a transgredir, mesmo involuntariamente, qualquer melachá.
Vale a pena lembrar que uma das 613 mitsvot da Torá é respeitar as leis rabínicas. Por isso, a transgressão de qualquer proibição rabínica implica, conseqüentemente, em infringir uma proibição da Torá.

 
     
 

 

top