Sétima geração  
   
índice
  Qual o significado
     
 

A algum tempo li que o Rebe havia dito que esta é a sétima e a última geração antes de Mashiach. Que gerações são estas?

 
     
 

RESPOSTA:

O chassidismo tem dois séculos e meio de idade. Foi fundado pelo Baal Shem Tov (Mestre do Bom Nome) e se espalhou rapidamente pelo mundo judaico. O Baal Shem Tov ensinava que o judaísmo e a Torá são propriedades de todos os judeus; que cada um, independente de seu status ou de suas qualidades pessoais, estava perfeitamente capacitado em servir a D’us.

Entusiasmo e alegria no atendimento aos desejos de D’us, calor e afeto no relacionamento com os outros, essas se tornaram as marcas de identificação do Chassidismo.

Os lideres do Chassidismo Chabad-Lubavitch não se preocupavam apenas com o nível espiritual de seu povo. Juntamente com sua grande influência no campo espiritual, dedicavam sua atenção para as condições gerais da comunidade judaica, sendo motivados pelo seu ilimitado amor ao próximo.

As sete gerações a que o Rebe se refere é que o primeiro Rebe de Lubavitch, afinado com as idéias do Baal Shem Tov, de revelar a parte oculta e mais profunda da Torá, tornou acessível, espalhou estes ensinamentos colocando-os ao alcance de todos e incentivou o estudo da Torá e a prática de seus preceitos.

Após ele, vieram outras gerações de Rebes que conduziram o movimento e Rabi Menachem Mendel Schneersohn foi o sétimo e último. Foi o maior lider judaico desta geração, afetando e influenciando a vida de incontáveis pessoas e o mundo a tornar-se um local que possa novamente se tornar uma moradia para D'us, com a vinda de Mashiach e a construção do Terceiro Templo Sagrado em Jerusalém.

Ele se referiu à sétima e última geração apontando a eminente chegada de Mashiach nesta última geração.

Os pilares e as gerações:

O Báal Shem Tov
Rabi Yisrael Ben Eliezer (1698-1760)
Fundador do Chassidismo

O Maguid de Mezeritch
Rabi DovBer, o “Maguid de Mezeritch” (? – 1772)
Fundador do chassidismo Chabad
Discípulo do Báal Shem Tov e professor de Rabi Shneur Zalman de Liadi.
Fortaleceu o chassidismo de seu mestre, ancorando-o firmemente no pensamento e na prática judaicas.

1º Rebe: O “Alter Rebe”
Rabi Shneur Zalman de Liadi (1745-1812)
Poucos luminares na história judaica, especialmente nos tempos modernos, fizeram uma contribuição tão profunda e duradoura ao nosso legado espiritual quanto Rabi Shneur Zalman, autor do Tanya.

2º Rebe: O “Miteler Rebe”

Rabi DovBer de Lubavitch (1773-1827)
Conhecido pela amplitude e profundidade de seus ensinamentos e seu incrível amor por cada judeu, Rabi DovBer dedicou sua vida ao serviço da comunidade tanto espiritual quanto fisicamente.

3º Rebe: O “Tsemac Tsedec”
Rabi Menachem Mendel (1789-1866)
Ajudou a levantar o ânimo e fortalecer o judaísmo em sua época.

4º Rebe: O “Rebe Maharash”
Rabi Shmuel (1834-1882)
Em sua curta liderança, Rabi Shmuel fortaleceu a Chassidut, combateu o anti-semitismo, e preparou o terreno para o alcance mundial de Chabad.

5º Rebe: O “Rebe Rashab”
Rabi Shalom DovBer (1860-1920)
Rabi Shalom DovBer devotou-se ao futuro da nação judaica, envolvendo-se em educação em todos os níveis.

6º Rebe: O “Rebe Rayatz”
Rabi Yossef Yitschac Schneersohn (1880-1950)
Nascido no coração do Comunismo, Rabi Yossef Y. Schneersohn lutou pelo Judaísmo na Rússia em todas as frentes, assegurando a sobrevivência do Judaísmo no Velho Mundo. Estabeleceu-se nos Estados Unidos onde revolucionou e reinventou o Judaísmo para o Ocidente.

7º Rebe: O “Rebe”

Rebe Menachem Mendel Shnersonh (1902-1994)
O Rebe revolucionou o mundo judaico. Pioneiro em diversas frentes, abriu milhares de instituições através de seus shluchim, emissários, em países e locais distantes a fim de resgatar cada alma judaica.

 
   
top