Sete  
   
índice
  Significado
     
 

O que há de tão especial no número sete? Sete dias da semana, sete voltas no casamento judaico, sete dias da Criação…

     
 

RESPOSTA:
Por Rabino Shalom Hazan

No Judaísmo encontramos o conceito de sete dias com muita freqüência. Pense nos sete dias de luto, e no período de sete dias de alegria (sheva brachot) que se segue a um casamento. O ciclo semanal é conhecido como os "sete dias de construção" – isso se refere especificamente à criação do mundo (construção) que levou sete dias (incluindo o dia de repouso). A semana também é conhecida como os "sete dias do ciclo". Isso significa que um determinado ciclo começa e termina a cada semana. É um ciclo fundamental, pois está baseado na própria criação do mundo. Este ciclo é "embutido" na psique do mundo e seus habitantes.

É por este motivo, que quando precisamos marcar algo importante, o fazemos num período de sete dias. Quando, D'us não o permita, a família está enlutada pela perda de um ente querido, eles precisam entender na segunda-feira, que a segunda-feira de hoje é diferente da segunda-feira da semana passada. Na terça-feira eles precisam entender que esta não é a mesma que a terça-feira da semana anterior, e assim por diante, por uma semana inteira. O mesmo se aplica a circunstâncias alegres, como um casamento. Precisamos entender que aquela vida que conhecíamos mudou (para melhor). Interiorizamos realmente isso quando é enfatizado por um ciclo completo de sete dias".

Segundo a Cabalá D'us criou o mundo através de sete atributos Divinos. São eles: Bondade, Severidade, Harmonia, Perseverança, Esplendor, Apego e Realeza. Da mesma forma, a criação inteira é um reflexo desses sete atributos.

Os sete atributos (midot) são:

Chessed (Bondade) é a qualidade que faz alguém dar àqueles que são merecedores. Somos todos beneficiários da Bondade de D'us, todos os dias.

Gvura (Severidade).
O Atributo Divino da disciplina e da justiça.
Tiferet (harmonia) é a capacidade de sintetizar diferenças de idéias e emoções, muitas vezes opostas.
Netzach (Perseverança) é o impulso da pessoa para ter sucesso. A força que motiva uma pessoa para completar um projeto que começou, apesar de oposição interior e/ou vinda de outros.

Hod (Humildade) – o nome fala por si mesmo.

Yessod (Fundação) é o atributo que permite que você estabeleça um relacionamento com alguém que é inferior a você (intelectualmente ou de outra forma) e dê de si mesmo àquela pessoa.

Malcut (Realeza) é exatamente o oposto; é o atributo que lhe permite estabelecer um relacionamento com alguém que é maior que você (intelectualmente ou de outra forma) e receber daquela pessoa.