Criação do Mundo  
   
índice
  Sete dias, ao invés de um
     
  Por que o mundo foi criado em sete dias e não em apenas um?  
     
 

RESPOSTA:

Consta no Pirkê Avot (Ética dos Pais): "Com dez pronunciamentos D'us criou o mundo. E por que o fez desta forma se poderia criá-lo apenas com um único verbo? Para cobrar dos perversos que destroem o mundo criado com dez pronunciamentos e dar recompensa aos justos que constróem o mundo que foi criado com dez pronunciamentos."

A princípio, esta afirmação parece um pouco estranha. Como pode o fato do mundo ter sido criado com dez ditos acrescentar na recompensa ou no castigo?

A explicação simples é que quanto maior for o prejuízo, maior deve ser o ressarcimento, e quanto maior a obra, maior será a recompensa.

A Chassidut dá uma explicação mais profunda para isto. Estes dez ditos representam dez atributos Divinos, sendo que um é superior ao outro. D'us criou o mundo através de emanações Divinas, chamadas, em metáfora, de "luzes" ou "raios" Divinos. Se o mundo fosse criado diretamente destas luzes ("com um único dito"), este seria totalmente espiritual.

Num mundo como este não haveria a possibilidade de pecar; seríamos como anjos. Porém, a vontade Divina é que fosse criado um mundo físico e material para que neste houvesse livre arbítrio, para que o ser humano pudesse servir a D'us de livre e espontânea vontade, sem ser forçado a isto, pois caso contrário não teria nenhuma vantagem servir a D'us nem haveria motivo para sermos recompensados.

D'us desejou criar um mundo onde pudesse haver o pecado, para que o homem se arrependesse, uma vez que Ele ama o ato de teshuvá, retorno, e aqueles que o praticam. Não que D'us deseje que o homem erre, mas se já o fez, Ele deseja que faça teshuvá. Isto quer dizer "cobrar dos perversos", ou seja, cobrar deles a teshuvá. Por isto D'us criou o mundo com dez pronunciamentos que são dez níveis, um abaixo do outro, materializando estas luzes Divinas, podendo, desta forma, criar um mundo material onde reina o livre arbítrio.

Estes dez atributos estão divididos em três níveis intelectuais e sete virtudes, sendo que estas últimas têm mais ligação com a criação prática dos mundos. Por este motivo, o mundo foi criado em sete dias, quando atuaram estes sete atributos na formação de criaturas particulares conforme seu nível.

Se D'us criasse o mundo em apenas um dia, as criaturas seriam mais espiritualizadas, e não teriam características diferentes entre si, sendo um mundo mais Divino, onde não haveria a fundamental livre escolha.

Na verdade, os seis primeiros atributos têm a natureza de transmitir ao sétimo, e este pode se elevar. Por este motivo, D'us criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou, ou seja, deixou de transmitir e criar, e Se elevou.

Uma vez que o mundo foi criado com estes sete atributos, este passou a ser o número ligado à Natureza, sendo que todo e qualquer objeto tem seis lados (quatro laterais, lado de cima e de baixo) que circundam o sétimo, a matéria.

Também, ao circundar uma circunferência com circunferências de igual tamanho, notaremos que são necessárias seis para fechar o ciclo, ou seja, seis em torno de um, num total de sete.

Por este motivo, quando há um casamento, considerado uma construção de um novo mundo, festejamos sete dias.

O luto também tem esta duração, entre outros inúmeros exemplos ligados ao número sete.

 
   
  Veja o filme "A Criação do Mundo"  
   
top