Pêssach:  
   
índice
  Sem sacrifícios?
     
 

Gostaria de saber qual é a verdadeira essência de Pêssach, pois sempre aprendi que durante esta semana devemos nos privar de certos alimentos, e hoje vendo as infindáveis opções de produtos para Pêssach me pergunto: isto é válido? Onde está o “sacrifício”?

     
 

RESPOSTA:
Há famílias que passam o Pêssach somente consumindo alimentos básicos e/ou naturais. A alimentação fica restrita às frutas, verduras, carnes, e peixes, além de produtos básicos Casher Le Pêssach (óleo, fécula, açúcar, sal, café).

No entanto, hoje a indústria casher promove muitas opções de alimentos para as pessoas que não conseguem passar os dias de Pêssach sem abrir mão de alguns ingredientes “periféricos”, por isto há demanda para estes produtos.

A questão aqui não é consumir este ou outro alimento com selo rabínico casher le Pêssach, é observar Pêssach exterminando todo o chamêts (tanto o físico quanto o espiritual, ligado ao orgulho) e consumindo somente matsá, e todos os cuidados que isto implica. Eliminar o chamêts nos faz refletir sobre nossas vidas. Devemos ser pobres em orgulho e ricos espiritualmente.

Que em nossas opções essenciais possam estar sempre os ingredientes que determinam o verdadeiro sabor de nosso alimento: o estudo e a transmissão da Torá e o amor e respeito irrestrito ao próximo.

 
   
top