Rolo da Torá  
    índice
  Composição
     
 

Quais são os acessórios para um Rolo de Torá?

     
 

RESPOSTA:
Por Rabino Shlomo Chein
Quando o Rolo de Torá é completado (pergaminho escrito à mão), é adornado com numerosos acessórios, e juntos eles formam o Rolo de Torá como vemos na sinagoga.
Os acessórios são:

O Atzei Chayim:
(Em hebraico, “Árvores da Vida; no singular - Etz Chayim).
Os atzei chayim são as duas hastes de madeiras presas em cada ponta do Rolo de Torá, ao redor dos quais é enrolado. Cada haste é longa o suficiente para se estender além do topo e da parte inferior do Rolo, e é usada para segurar o Sefer Torá e para rolar de porção em porção.

O Gartel:
(Em yidish, cinto). O gartel é o cinto usado para amarrar dentro do manto, o Rolo de Torá para que a Torá permaneça fechada e segura sob sua cobertura de veludo. Quando um Sêfer Torá é considerado não-casher (ex.: quando uma letra desbotou), e espera pela correção, seu gartel é atado ao redor da cobertura de veludo, pelo lado de fora, como um lembrete ostensivo de que está fora de uso.

O Mantel
(Em yidish, capa). Um tesouro valioso não é deixado exposto e vulnerável. Cobrimos o Sêfer Torá com múltiplas coberturas, vestindo-o numa “capa” antes de devolvê-lo ao seu lugar de honra na Arca e fechando a cortina. O mantel é um ornamento que tanto protege como embeleza a Torá, tipicamente feito de veludo e bordado com linha de ouro em seda e contas ornamentais. Nas comunidades sefaraditas o Sêfer Torá é colocado num estojo de madeira ou metal e não coberto por um manto de tecido.

O Kesser
(Em hebraico, coroa). A Torá é nossa posse mais preciosa, e mostramos isso amorosamente. Nós a enfeitamos com uma coroa de prata, como um símbolo de nosso carinho e veneração. O kesser é colocado sobre as hastes de madeira, que se estendem acima do Rolo.

A Placa Peitoral
Em muitas comunidades o Sêfer Torá tem um item decorativo adicional: o peitoral ornamental. O peitoral é feito tipicamente de prata e gravado com símbolos ou inscrições judaicas. É preso a uma fina corrente, e quando o Sêfer Torá é fechado e coberto o peitoral pende dos Atzei Chaim na frente do Mantel.

O Yad
(Em hebraico, mão). O yad é o ponteiro que o leitor da Torá usa para ajudar os outros a seguirem as palavrsa escritas à medida que ele lê. Geralmente feito de prata, o final do bastão tem o formato de uma mão com o dedo indicador estendido. Uma corrente presa ao outro lado pode ser usada para enrolar sobre o Sêfer Torá quando é posto de lado.

 
    top