Rezar  
    índice
  Para Quê?
     
 

Por que rezamos?

     
 

RESPOSTA:
Por Yanki Tauber, baseado nos ensinamentos do Rebe.
Rezamos porque nosso corpo precisa de alimento, saúde, segurança, consolo. Rezamos para reconhecer nossa dependência, nossa apreciação e nossa gratidão à Fonte de todas as necessidades, alegrias e realizações da vida.

Rezamos porque nossa alma é solitária. Uma centelha do fogo Divino, ela viajou para um mundo pesado e escuro com “matéria” – coisas, forças e objetos que exprimem a própria realidade, ofuscando sua Fonte. Portanto a centelha anseia pelo fogo e luta para se tornar reabsorvida nele. Espera ansiosamente as horas reservadas para a prece – aqueles preciosos momentos diários em que a pessoa que a alma habita deixa de comungar com o mundo e comunga com seu Criador.

Portanto a pessoa que reza é um verdadeiro paradoxo, uma contradição ambulante, um ser dividido contra si mesmo. Tanto o corpo quanto a alma estão rezando. O corpo está rezando pela vida e existência. A alma está rezando para escapar da vida, para transcender a existência.

E mesmo assim, à medida que a prece prossegue, surge uma certa harmonia. Quando a alma reza, escalando os céus e abrigando os invólucros de egoísmo que a dotam com uma identidade com “necessidades” e a tornam distinta de sua fonte, o corpo (que está rezando na mesma página – não há como escapar disso) aprende que a espiritualidade, também, é uma necessidade; que as lutas transcendenes também são um prazer; que a união com D’us é também uma conquista. E a alma, que está rezando na mesma página que o corpo (também não há como fugir disso) aprende que a vida, também, é Divina; que a existência também é uma maneira de fundir-se com D’us; que a realização pode ser a suprema abnegação, se as conquistas da pessoa estiverem atreladas a um fim mais elevado, Divino.

Por que rezamos? Porque o corpo precisa da alma e a alma precisa do corpo, e ambos precisam estar conscientes de que a necessidade do outro é também a sua.
Esta, em última análise, é a essência da prece: conhecer nossas necessidades, entender sua fonte, compreender seus verdadeiros objetivos. Direcionar nossa mente e nosso coração para Aquele que os implantou dentro de nós, definiu seus objetivos e nos proporciona os meios para atingi-los.

 
    top