Ressurreição dos mortos  
   
índice
  Onde e quando isto ocorrerá?
     
  Estive participando de uma aula sobre a Ressurreição dos Mortos e me restaram algumas dúvidas: 1) Quando isto ocorrerá? 2) Quando se fala sobre vida após a morte, a intenção é sobre a Ressurreição ou sobre as almas no Paraíso? 3) Como a pessoa ressuscitará, velha ou jovem, doente ou curada, com ou sem roupas? 4) Onde ressuscitará?
     
 

RESPOSTA:

Na Torá e nos ditos de nossos sábios encontramos várias promessas e recompensas para os bons atos cometidos durante a vida física. Encontramos também muitas vezes o conceito “no futuro, quando tal e tal ocorrerá”.

Este “futuro”, quando as promessas serão realizadas, na verdade pode estar falando de três fases distintas:

a) o Gan Êden (traduzido como Paraíso) para onde a alma vai após se separar do corpo, i.e., após a morte (porém não são todas as almas que chegam diretamente ao Gan Êden, sendo que certas almas tem que passar por um processo de purificação antes de adentrá-lo). Conforme a opinião de certos sábios (Maimônides entre eles) este nível é chamado de “Mundo Vindouro”, embora exista no presente, pois vem após a morte.

b) A Era Messiânica terá início logo após a vinda de Mashiach no final da galut (exílio) atual, quando todo o povo judeu voltará a se reunir na Terra Santa. Não haverá inimigos e será, portanto, época de paz e harmonia. O Templo Sagrado será reconstruído e todos se dedicarão ao conhecimento Divino. No Talmud há várias opiniões se esta será uma época milagrosa e até que nível a vida será diferente.

c) A Era da Ressurreição dos Mortos que ocorrerá após a Era Messiânica (há diferentes opiniões sobre quanto tempo depois, porém isto só saberemos com certeza quando ocorrer, conforme nos diz Maimônides no fim de sua obra magna, Mishnê Torá).

Nesta etapa as almas voltarão aos corpos em que viviam no mundo físico, e novamente terão uma vida neste mundo material, desta vez superior àquela em que se encontrava no Gan Êden. Esta época é chamada de “Olam Habá” por vários sábios (entre ele, Nachmânides) e é a opinião aceita pela Chassidut.

Este será o objetivo e a recompensa final do mundo. A vida será um constante Shabat; será eterna, de paz, harmonia e elevação espiritual.

Nossos sábios dizem no Talmud e no Midrash que, da mesma forma que a pessoa faleceu, assim será sua ressurreição. Se faleceu velha e doente ou com algum defeito físico, assim levantará. Porém minutos após a Ressurreição, D’us fará brilhar o Sol com uma luz especial que curará toda e qualquer doença ou defeito.

Da mesma forma de que a pessoa estava vestida ao ser enterrada, assim levantará (por este motivo é dedicada tanta atenção à lavagem e vestimentas do falecido antes do enterro).

A Ressurreição ocorrerá na Terra Santa, sendo que todos que foram enterrados fora de Israel terão que “rolar” por túneis subterrâneos ou de outra forma para lá ressuscitar. Por este motivo, muitos fazem questão de ser enterrados na Terra Santa ou pelo menos que seja colocada terra de Israel no túmulo; tudo isto para facilitar a Ressurreição.

Porém como Maimônides declarou (mencionado acima), os detalhes deste época somente saberemos após terem ocorrido, sendo que o que conseguirmos interpretar atualmente das palavras de nossos sábios é só um conceito geral.

 
   
top