Respeito aos pais  
   
índice
  Incondicional?
     
 

Sei que os Dez Mandamentos exigem que respeitemos nossos pais. Porém nem todos os pais são respeitáveis. Estou enojado pelas coisas que meu pai tem feito. Ele está idoso agora e precisa de mim, mas não há nada em sua vida que mereça respeito. Como posso respeitar meu pai sem perder minha dignidade?

     
 

RESPOSTA:
Por Aron Moss
Respeitar seu pai não significa que você pensa que ele é bom. Porém certamente ele não pode ser de todo mau. Talvez você possa pensar em algum aspecto positivo, algo de bom que seu pai tenha feito. Deve haver algo pelo qual você possa dizer que ele é uma pessoa digna. Não consegue pensar em nada de bom que ele tenha feito?
Eu posso. Você.

Goste você ou não, você é um produto dos seus pais. Não importa quão diferente deles você é, não importa o quanto faça para evitar a repetição dos seus erros, você jamais poderá mudar o simples fato de que eles são seus pais. Tenham eles sido bons pais ou pais horríveis, tenham eles o ajudado a subir ou colocado para baixo, é deles que você veio. Seu pai trouxe você ao mundo. Se você pensar sinceramente que seu pai é mau, sem um único osso que preste em seu corpo, então de certa forma você vê a si mesmo como mais um dos erros dele. Sua existência brotou da existência dele. O respeito pelos pais é a base para o auto-respeito.

O fato de ele ter criado um filho que tem um senso claro de certo e errado, e está consciente de seu erro, significa que ele não deve ser tão mau assim. Talvez ele não tenha o crédito pela sua sensibilidade moral, mas ele deve merecer algum crédito pela sua existência. Pelo menos, você pode respeitá-lo por isso. Longe de comprometer a sua dignidade, respeitar seu pai forma a base para a sua dignidade, porque ele, juntamente com sua mãe e D'us, foi um parceiro em seu nascimento.

Respeitar não significa aceitar suas falhas ou desculpar-lhe os erros. Significa que se seu pai precisa de ajuda, você deve estar lá para isso. Quando ele fala, você não precisa concordar, mas deve ouvi-lo respeitosamente. Precisa tratá-lo como um pai. Se deixar de fazer isso, o seu respeito próprio está com os alicerces abalados.

Você não tem de respeitar a vida que seu pai leva. Mas, para seu próprio bem, você precisa respeitar o fato de que ele é o seu pai.

 
   
top