Judeus religiosos  
     
  Vestimentas pretas, uma grife?
índice
     
  Por que os judeus religiosos sempre se vestem de preto?  
     
 

RESPOSTA:

Não o fazem. Os judeus religiosos geralmente vestem-se de modo conservador e formal, mas não necessariamente de preto.

Há várias razões:

1 - Para manter uma identidade distinta. Nossos Sábios nos dizem que nossos antepassados sobreviveram no exílio do Egito pelo mérito de três coisas: a) Não mudaram seu idioma; b) Não mudaram seus nomes; c) Não alteraram seu estilo de vestir-se. Em outras palavras, mantiveram uma identidade distinta e isso ajudou-os a impedir a assimilação na sociedade egípcia.

2 - Há duas razões para alguém se vestir: a) Para cobrir o corpo; b) Para chamar atenção sobre si mesmo. Em contraste com a moda atual que chama atenção para os aspectos físicos do corpo humano, o judeu veste-se de maneira modesta, despretensiosa, para encobrir aquilo que ele ou ela tenham em comum com um animal, expondo apenas aquilo que os distingue do animal, a saber, a cabeça e as mãos.

3 - É um tipo de uniforme. Quando alguém usa um uniforme, isso o identifica para os outros alguém que carrega certas responsabilidades. Isso também serve como um lembrete a quem enverga o uniforme que ele ou ela tem responsabilidades diferentes das pessoas que não o usam. O modo judaico de vestir lembra constantemente ao judeu as suas responsabilidades como membro de "uma nação de sacerdotes e um povo sagrado."

 
     
   
top