Religião  
   
índice
  Causa de tanta violência?
     
 

A religião é a causa de todas as guerras, e acredito que estaríamos mais próximos da paz mundial sem ela. O mundo não seria melhor sem a religião?

     
 

RESPOSTA:

Rejeitar o Judaísmo porque você acredita na paz mundial é como recusar-se a entrar num restaurante japonês porque você não gosta de sushi. Simplesmente não faz sentido.

A guerra ocorria naturalmente entre os povos. Existiu muito antes de qualquer religião. A paz não. Paz não é natural à condição humana. Teve de ser ensinada e aprendida. E foi uma idéia religiosa.

A primeira e mais poderosa visão da paz mundial foi apresentada à humanidade pelos profetas do antigo Israel. Eles previram um tempo no qual “uma nação não erguerá a espada contra outra nação, e elas não mais aprenderão a fazer guerra.” Num mundo que via a guerra como um fato inevitável e natural da vida, a religião judaica introduziu um novo conceito radical: que a guerra é indesejável e a paz é o estado ideal, pelo qual vale a pena lutar.

Sem religião encontraríamos outras coisas pelas quais lutar, como vagas no estacionamento e barulho feito pelos vizinhos. Mas sem religião, a paz mundial não teria entrado no vocabulário humano. Esteja você consciente disso ou não, seu sonho da paz mundial é biblicamente inspirado. Ideais não vivem em bolhas. Como as pessoas, eles precisam de pais para nascerem e um lar para sustentá-los. Foi o Judaísmo que deu ao mundo a visão da paz mundial e ainda fornece uma estrutura para implementar aquela visão.

Sim, a religião tem sido usada por alguns como um pretexto para a guerra. Porém isso não invalida toda religião, assim como quando jogadores de futebol brigam isso não invalida o jogo ou um campeonato. Livrar o mundo de toda religião não poria um fim à guerra mais do que abolir o futebol não aboliria as brigas.

Na verdade, a religião ainda fornece o argumento mais forte para a paz entre os povos: que fomos todos criados pelo mesmo D’us.
Sem essa crença, existe realmente algo que nos una a todos?

 
   
top