Relacionamentos  
   
índice
 
     
  Minha mulher não tem senso de humor. Ela diz que faço piadas sobre ela em público, e fica toda ofendida. Ela não deveria ser capaz de aceitar uma piada?
     
 

RESPOSTA:
Por Aron Moss

Piadas são coisa séria. A linha que separa entre uma alfinetada amigável e uma punhalada humilhante muitas vezes é bastante fina. Você precisa questionar se a risada que você talvez provoque vale mais que o sofrimento que pode infligir.

Isso se aplica a todo comentário humorístico feito sobre outra pessoa. Porém entre marido e mulher, a humilhação é simplesmente criminosa. Vai contra tudo aquilo que um casamento deveria ser: uma unidade exclusiva.

Na cerimônia do casamento judaico, após ficar sob a chupá (canópia nupcial), os noivos são levados a uma sala privada, conhecida como yichud. Yichud significa "unidade" e "exclusividade". Ao entrar nesta sala, um local reservado no qual não há ninguém presente além dos noivos, eles criam um espaço sagrado que é somente deles.

Os recém-casados saem do yichud após alguns minutos, mas de certa forma eles jamais deveriam sair. A privacidade e a união da sala yichud deveriam ser levadas com eles no casamento. O relacionamento entre marido e mulher é um local reservado e sagrado, e deve permanecer assim. Qualquer palavra ou ação que ponha em risco a privacidade e a união de um casamento deveria ser apagada de seu repertório.

Quando você zomba de sua mulher na frente de amigos, você sai momentaneamente da sala yichud. Você abandonou sua alma gêmea, deixando-a sozinha e isolada, tudo por algumas risadas. Fazer uma piada tudo bem, mas jamais às custas de outra pessoa.

O mesmo se aplica quando um dos cônjuges critica o parceiro em público. Ao fazê-lo, ele/ela permite a entrada de estranhos no ambiente de yichud. Está convidando outros a partilharem um momento que deveria ser apenas entre eles dois. Há um tempo e um lugar para críticas num relacionamento, mas não na presença de outros.

Estes erros são tão comuns que, para muitos casais, se tornaram aceitáveis. Porém são essas pequenas coisas que podem destruir um bom casamento. Para um relacionamento prosperar, deve sempre permanecer como uma unidade exclusiva.
Quando você se sente bem na sala yichud, nunca desejará sair dali.

 
   
top