O que é Judaísmo?  
   
índice
  Definição
     
 

O Judaísmo é uma raça ou religião?

     
 

RESPOSTA:

Esta pergunta é feita com freqüência, e pode ser enganadora, como se pudessemos escolher uma ou outra. A verdade é que não é nenhuma das duas.

De fato, não há palavra em nosso idioma que possa expressar adequadamente a natureza do Judaísmo, e limitar as idéias às palavras disponíveis é cometer um grave erro. Os filósofos analíticos passam muito tempo entendendo como a linguagem afeta o pensamento. É nosso dever evitar que o idioma nos force a um padrão específico de raciocínio.

A maioria dos judeus compartilha características raciais em comum. No entanto, não há uma regra absoluta, porque o Judaísmo aceita convertidos e portanto mesmo alguém que não possua aquelas características raciais é igualmente judeu. Mesmo alguém tão gentio como Haman, um Amalequita [Esther 3:1; I Shemuel 15:8], tinha descendentes que se converteram ao Judaísmo e se tornaram eruditos respeitados [Talmud Gittin 57b, Sanhedrin 96b].

O Judaísmo é uma religião no sentido em que há crenças básicas e práticas que são obrigatórias a cada judeu. No entanto, mesmo aqueles que falham na prática ou na crença ainda são judeus [Talmud Yevamot 47b; Shulchan Aruch, Yoreh Deah 268:12].

Um judeu é alguém, ou descendente de alguém, que aceita voluntariamente a obrigação de cumprir os Mandamentos de D’us na Torá Escrita e Oral. A aceitação pode ter sido no Monte Sinai ou a qualquer tempo, como um ato de conversão. No entanto, como resultado desta aceitação, ele e seus descendentes devem cumprir estes Mandamentos. Isso é num nível pessoal.

Além disso, ao aceitar estes Mandamentos ele passa a fazer parte do povo judeu.
O que é o povo judeu?

Talvez possa ser melhor compreendido como um grupo de pessoas unidas em sua busca espiritual, que remonta desde seu compromisso firmado no Monte Sinai, no momento histórico da outorga da Torá, e eternamente unido em seu destino e objetivos: cuidar do bem-estar físico e espiritual uns dos outros e, por extensão, do bem-estar do mundo ao seu redor. Transformar a escuridão em luz e a terra em uma moradia Divina.

 
   
top