Pureza e impureza

 
   
índice
  Qual o sentido?
     
 

Ao estudar a Torá me deparo com expressões em certas parshiot de que determinadas coisas possuem um certo status: " isto é puro, isto está impuro." Afinal qual é o critério e a diferença?

     
 

RESPOSTA:

Pureza e Impureza são as palavras erradas para o conceito – é positivo e negativo. Não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual – somos seres espirituais tendo uma experiência humana. E o universo não é uma entidade física com uma parte espiritual – é uma entidade espiritual com uma parte física. Rochas, pó, plantas, animais, pessoas, toda a matéria – são imagens físicas de entidades espirituais.

Toda entidade espiritual tem pontos espirituais. E estes pontos espirituais estão refletidos na forma física da entidade. Algumas entidades físicas têm números espirituais positivos. Outras têm números espirituais negativos. Os animais e coisas chamados "puros" têm números positivos. E os animais e coisas chamados "impuros" têm números negativos. É apenas uma questão de energia espiritual.

No complexo e sempre mutante universo da espiritualidade, os níveis de energia flutuam e pontos espirituais, tanto positivos como negativos, são trocados furiosamente entre os trilhões de entidades físicas no decorrer do dia. Isso explica muitas coisas: por que usamos o micvê, por que a Halachá exige lavar as mãos constantemente, e por que alguns animais são casher e outros não. Tumá e taharat, as palavras hebraicas para pureza e impureza, são rótulos usados para indicar o atual status espiritual de qualquer entidade física. Se algo é tamei, tem um status espiritual negativo. E se algo é tahor, tem um status espiritual positivo.

Como posso saber se algo é puro ou impuro?

1 – Para as aves e animais
Esta é simples: se é casher, é puro, se não for casher, é impuro. Cordeiros são puros, leões não são. Por quê? Pontos espirituais. As mitsvot negativas 172 a 174 proíbem comer animais, peixes e aves tamei.

2 – Levante as mãos
Se você toca o chão sujo, ou seus sapatos (que tocam o chão sujo), ou usa o toilete, e uma infinidade de outras situações diárias impossíveis de enumerar, a Halachá exige que você restaure os pontos espirituais de suas mãos com uma lavagem que se faz vertendo uma caneca de água, seis vezes, intercaladas em cada mão (direta, esquerda, direita, esquerda,..) Qualquer um das ações acima conduz espiritualidade negativa às suas mãos, e a espiritualidade positiva da água a cancela.

3 – Outras fontes de negatividade

Após comparecer a um funeral, ou estar em contato com o corpo de uma pessoa falecida, ou com um animal morto, a espiritualidade é restaurada quando se lava as mãos.


Leia mais sobre os procedimentos e conceitos em
Netilat Yadayim
 
   
top