Pureza Familiar

 
   
índice
  O que é?
     
 

Já ouvi falar sobre pureza familiar, mas para dizer a verdade, não estou nada familiarizada com o assunto. Poderia me fornecer ao menos uma idéia do que seja isto? Agradeço a atenção.

     
 

RESPOSTA:

Você já ouviu falar do barco a vapor que ficou sem vapor, porque o capitão gastou todo o suprimento tocando a buzina contra o nevoeiro? Às vezes os nossos relacionamentos ficam assim – esgotamos todo o nosso desejo desnecessariamente, e quando precisamos não resta nada. A Pureza Familiar nos ajuda a lidar com esta questão fornecendo os instrumentos (Halachá, Leis Judaicas que constam na Torá) para termos um equilíbrio perfeito e renovador no casamento judaico.

Coloca limites, para que tenhamos o vapor necessário quando precisarmos dele. Está escrito: "Contenha-se agora, para que possa partilhar depois." Leva o casamento e a relação entre marido e mulher a manterem um certo ritmo; aumentando e diminuindo, aproximando e depois afastando, para que possam novamente aproximar-se: a idéia do Judaísmo sobre uma lua de mel todos os meses do ano e para a vida toda.

Faça tudo o tempo todo, e terá um completo enfado. Pare e recomece, e tudo se renova revitalizando e fortalecendo ainda mais a relação.

As Leis da Pureza Familiar estabelecem as definições exatas deste ritmo: o que você pode fazer, quando e como. Basicamente, durante cerca de doze dias a cada mês marido e mulher evitam o toque físico – mas podem se tocar emocional, intelectual e espiritualmente. Ao final de cada período, a mulher vai ao micvê para restaurar seu status espiritual.

 
   
top