Pidyon Habên  
     
  O resgate do primogênito
índice
     
 

Estou gravida e não sei o sexo do bebê, mas gostaria de explicar para minha médica o que é Pidyon Habên, para que não seja feita uma cesariana sem necessidade.

     
 

RESPOSTA:

A mitsvá de Pidyon Habên é a seguinte:

A Torá nos instrui que todo o primogênito de nossos animais deve ser oferecido no Templo Sagrado, e se não é apto para isto deve ser entregue ao cohen (sacerdote). Esta mitsvá vem nos chamar a atenção, para que não pensemos que tudo o que temos é nosso, como um fato consumado. Dando o primeiro fruto de nossas posses a D'us, lembramos que na realidade Ele é o Dono de tudo o que temos, e do que viremos a ter.

A priori, em relação a nossos filhos primogênitos deveríamos seguir a mesma regra. Afinal, eles também são uma dádiva de D'us. É por isso que existe o preceito de redimi-los das mãos do cohen. Quando o bebê completa trinta dias de vida, fazemos a cerimônia de "Pidyon Habên", quando o pai da criança dá ao cohen cinco moedas de prata (ou o equivalente a esta quantia), e a criança passa das mãos do cohen ao pai.

O menino é considerado primogênito apenas se nasceu de parto normal. Sendo assim, no caso de uma cesariana, não se faz Pidyon Habên.

Devemos lembrar, que se por motivos médicos for melhor fazer uma cesariana, é isto que deve ser feito, mesmo que isto implique na impossibilidade de fazer o Pidyon.

     
 

 

top