Peixe, carne e leite  
   
índice
  Separados
     
  É correta a informação de que os Rabanim proibiram a ingestão de leite com peixe? Se positivo, qual deve ser a distância entre a ingestão de um e outro?
É correta a informação de que peixe e carne não devem ser servidos no mesmo prato? Se positivo, qual o motivo?
     
 

RESPOSTA:

Sim, é correta, e o motivo é por sacaná, perigo ( coloca em risco a saúde de quem ingere esta combinação de alimentos juntos, no caso leite e peixe). Inclusive há um estudo sobre uma predisposição maior para certas doenças de pele, apontadas mas não especificadas pelos nossos sábios. Esta proibição não inclui nenhuma instrução de horário de separação para ingeri-los. Há diferentes costumes: há pessoas que não costumam comer nem mesmo queijos e peixe no mesmo prato; outros sim comem; mas o que se cuida é não cozinhar peixe em molhos feitos à base de leite (manteiga, requeijão e afins). Há pessoas que comem pizza de atum com queijo, e esta combinação não entra nesta categoria. A pessoa deve consultar sempre um rabino seguir seus costumes.

A Mitsvá proibitiva 187 proibe comer carne e leite juntos. Não podemos cozinhar, comer e ter proveito de carne misturada com leite. Devemos esperar um certo tempo depois de comer carne, frando e derivados antes de ingerirmos produtos de leite e/ou derivados(o tempo de espera é de seis horas).

Após ingerirmos leite e/ou derivados devemos esperar cerca de uma hora antes de comer carne, frango e produtos que os contenham. Há queijos que demandam um período maior de espera, pois sua digestão é mais longa.

Carne e leite possuem todo todos seus utensílios totalmente separados, desde a chama usada para seu preparo, aparelhos elétricos, louça, talheres, panelas, panos de prato, etc.

Sobre sua questão relativa a peixes e carnes, além de serem servidos em pratos e talheres separados, costuma-se beber algo entre um prato e outro para não misturar seus sabores. Este procedimento é feito por motivo de sacaná.

 
   
top