Peixe e leite  
   
índice
  Podemos misturá-los?
     
 

1) É correta a informação de que os Rabanim proibiram a ingestão de leite com peixe? Se positivo, qual deve ser o espaço de tempo entre a ingestão de um e outro?
2) É correta a informação de que peixe e carne não devem ser servidos no mesmo prato? Se positivo, qual o motivo?

 
     
 

RESPOSTA:

1)Sim, é correta, e o motivo é por sacaná, perigo (coloca em risco a saúde de quem ingere esta combinação de alimentos juntos). Inclusive há um estudo sobre uma predisposição maior para certas doenças de pele, apontadas mas não especificadas pelos nossos sábios. No entanto a proibição é relativa somente a não cozinhá-los ou prepará-los ou servi-los juntos, mas não inclui nenhuma instrução de horário de separação para ingeri-los. Há diferentes costumes: há pessoas que não costumam comer nem mesmo queijos e peixe no mesmo prato; outros sim comem; mas o que se cuida é não cozer peixe em molhos feitos a base de leite (manteiga, requeijão e afins). Há pessoas que comem pizza de atum com queijo, e esta combinação não entra nesta categoria.

2) Sim, além de serem servidos em pratos e talheres separados, costuma-se beber entre um e outro para não misturarem seus sabores. Também por motivos de sacaná.

 
   
top