Parnassá  
   
índice
  O que fazer para melhorar o sustento
     
 

Gostaria de saber o que uma pessoa com problemas nos negócios deve fazer. Como deve proceder para que sua situação melhore. Quais os tehilim que deve recitar, conselhos do Rebe a seguir, quais as mitsvot que deve incrementar e averot mais graves que deve evitar?

     
 

RESPOSTA:
Quando uma pessoa tem dificuldades nos negócios, deve continuar seguindo o caminho ideal para todo judeu: todo Tehilim é importante, toda mitsvá deve ser feita, e todas as averot evitadas.

O principal é fortificar a confiança em D'us, e lembrar que na realidade é Dele que vem o sustento, e nosso trabalho é apenas um veículo.

Devemos lembrar sempre das palavras que dizemos no Bircat Hamazon:

"Hazan umefarnes lacol bechen ubechessed uberachamim" - "[D’us] que alimenta e sustenta a todos, com graça, bondade, e misericórdia".

O Rebe aconselhava que, além de tudo isto, se acrescente em tsedacá. Mesmo que seja difícil, deve-se empregar todo o esforço para acrescentar ao menos algumas moedas ao dia, além do que a pessoa estava habituada a doar. Embora independa de tempo, há costumes de doar habitualmente em certas ocasiões: diariamente, antes da oração matinal. As mulheres costumam colocar moedas na tsedacá antes do acendimento das velas de Shabat.

 
   
top