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Há
tempos tenho a seguinte dúvida: no período do ômer,
entre Pêssach e
Shavuot, não é permitido cortar cabelo,aparar a barba,etc.
A dúvida é
a partir de Lag Baômer ou após Shavuot?
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RESPOSTA:
Na época do
Talmud, no período da contagem do ômer, durante 33 dias,
houve uma epidemia que dizimou 24 mil discípulos do grande sábio,
Rabi Akiva. Por este motivo, neste período de trinta e três
dias é costume portar um certo luto. Porém, há controvérsias
sobre este período.
Há sábios que afirmam que os dias de luto são os
primeiros trinta e três dias, sendo que o 33º dia do ômer
(Lag Baômer) marca o final deste período, e por isto é
considerado um dia de alegria. Outros afirmam que são os últimos
trinta e três dias do ômer, com exceção de Lag
Baômer, quando ninguém faleceu e a véspera de Shavuot,
quando findou o luto. Há uma terceira opinião de que esta
epidemia terminou três dias antes de Shavuot. Por isto, para tirar
qualquer dúvida, muitos costumam manter este luto durante todos
os dias da contagem do ômer, excluindo Lag Baômer. Porém,
após Lag Baômer, muitos não costumam mais guardar
luto. É aconselhável seguir o costume local ou de sua comunidade.
Durante estes dias não é permitido cortar o cabelo, à
exceção de Lag Baômer e três dias antes de Shavuot.
Quando é realizado um berit milá, o pai da criança,
o sandec (que segura a criança no momento do berit) e o mohel podem
cortar o cabelo na véspera. Porém, de acordo com a Cabalá
do Arizal, nestes dias não se corta o cabelo, nem mesmo quando
há um berit milá e nem mesmo em Lag Baômer e nos três
dias antes de Shavuot, somente na véspera de Shavuot.
Se Shavuot cair no sábado à noite, é permitido cortar
cabelo na véspera deste Shabat.
Se um menino completar três anos nos dias de sefirat haômer,
antes de Lag Baômer, o primeiro corte de cabelo (opsherenish) é
feito em Lag Baômer; se o aniversário for depois de Lag Baômer,
é feito na véspera de Shavuot.
Informações
extraídas do livro "De Pêssach a Shavuot – Leis
e costumes", de autoria do Rabino Shamai Ende
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