O nome de D'us   
   
índice
  Unicidade na diversidade
     
 

Partindo da idéia que em hebraico o plural das palavras no masculino terminam em "im", o nome utilizado para D´us, Elo-him, não representaria uma conjunção de divindades?

     
 

RESPOSTA:

Para esclarecer, duas questões devem ser respondidas:
1.Por que usar um nome com tal perigo em potencial? Se o ensinamento mais importante do Judaísmo é o monoteísmo. Por que D'us adotaria um nome que sugere multiplicidade?
2.Por que este nome é predominante em toda a narrativa da criação no início do Gênesis?

A resposta vai até o âmago da raiz da palavra Elo-him. As palavras hebraicas derivam de uma fonte básica de três letras, ou às vezes de uma palavra menor de duas letras. A raiz de três letras de Elo-him é "Ele", que significa "estes." Olhando o mundo à sua volta, a mente pagã impressionou-se com uma multiplicidade de objetos - montanhas, mares, árvores, grama, flores, nuvens, estrelas e planetas. Cada um deve ter seu poder. Para cada um deve haver uma força Suprema e Máxima, um "deus das montanhas, dos mares," etc.

A raiz mais curta de duas letras de "Ele" é "El", que na verdade significa "força" ou "poder." Estes poderes sugerem a existência de muitos deuses. A diversidade cria a idolatria.

Mas onde o pagão foi induzido ao erro pela multiplicidade, o judeu encontrou a confirmação do monoteísmo na própria diversidade de Sua obra.

O nome Elo-him, explicam nossos Sábios, representa a manifestação Divina através da natureza. Todas as forças e energias no universo, todo o poder e força que o homem pudesse ter, emanam do Único Criador do universo.

É por este motivo que o nome de D'us, Elo-him, aparece mais freqüentemente que qualquer outro nome de D'us no decorrer dos dois primeiros capítulos do Gênesis. Nestes dois capítulos, o Todo Poderoso está criando todos os poderes e forças que enchem o universo. Não há nenhum deus sol para ser venerado. Na verdade, o D'us que criou o sol no quarto dia criou os peixes no quinto.

Talvez a mais notável contribuição intelectual do século vinte tenha sido a compreensão de Einstein sobre a unidade entre matéria e energia. Dois aspectos aparentemente diferentes da existência eram, na verdade, um. Diz-se de Einstein que passou os últimos anos de vida tentando encontrar um único poder unificador para o universo inteiro, um fato do qual ele estava convicto. Nós, judeus, acreditamos ter encontrado esta Unidade Suprema: D'us é a Unicidade do mundo, o poder (El) por trás de tudo. Seu Nome é plural para transmitir Sua existência dentro de tudo. As primeiras palavras da Torá é aquilo que Einstein estava tentando encontrar.

As palavras de abertura do Gênesis dizem: "Bereshit bará Elo-him", "No princípio D'us criou", Elo-him pode aparecer por meio dos múltiplos aspectos de Sua criação para representar muitos, mas "bará" (criou) é singular. Unidade na diversidade. Este é o segredo do universo.

Entender isso é rejeitar a idolatria.

Você pode ler mais sobre este assunto na clicando aqui (em inglês)

   
top