Mundo vindouro  
   
índice
  Qual a recompensa?
     
 

Há uma menção explícita da vida futura na Torá?

     
 

RESPOSTA:
Esta é uma das perguntas feitas continuamente no pensamento judaico medieval. Esta questão tem atormentado as mentes mais brilhantes no decorrer dos tempos, começando com o sábio iraquiano do século dez, Rabi Sadiá Gaon, até o presente.

Um dos pensadores judeus mais destacados na Espanha, o Abarbanel, declara que a resposta é muito simples. Ele argumenta que a Torá não menciona as recompensas do Mundo Vindouro porque não é disso que trata a Torá. As recompensas que serão recebidas no futuro, depois que a vida nesse reino tiver cessado, não deveria ser um fator pertinente no comportamento da pessoa na vida presente. O que é relevante no decorrer da vida é como a vida é agora, neste exato momento.

A intenção de cumprir mitsvot não deveria ser pela conquista de recompensas na vida futura, e a pessoa não deveria sentir que a vida está sendo vivida para retificar algo que foi feito numa encarnação anterior. Aquilo que ocorreu em vidas prévias não é importante, assim como não é importante saber o que será de nós num mundo futuro. O que realmente importa é o Hoje. Qualquer desvio da atenção da pessoa ao futuro ou ao passado é um momento roubado da extraordinária oportunidade de viver a vida no presente, e torná-la especial e valiosa… aqui e agora.

 
   
top