Mulher

 
   
índice
  Mitsvot específicas?
     
 

Existe alguma mitsvá exclusiva para mulheres? Se sim, quais são elas?

     
 

RESPOSTA:

O propósito da mitsvá é a avodá, que significa trabalho ou serviço, e o propósito da avodá é tornar o mundo um lugar melhor e fazer de si mesmo uma pessoa melhor.

As mulheres têm menos obrigações porque são conectadas de maneira diferente dos homens; possuem um progresso espiritual embutido. Os homens precisam usar kipá sobre a cabeça para lembrarem que D’us está acima deles. As mulheres não, porque elas têm a presença de D’us já incorporada em seu projeto espiritual.

Devido à sua elevada sensibilidade, as mulheres, e não os homens, são ideais para ensinar, nutrir, criar e educar os filhos. As mulheres estão isentas de muitas mitsvot positivas (como tefilim, que são colocados durante o dia) entre outras ligadas ao tempo.
Há três mitsvot exclusivas que tratam da essência feminina. Separar a massa
Na época dos Templos Sagrados era obrigatório doar parte de qualquer massa aos cohanim. Eles serviam no Templo como representantes de todo o povo judeu, e portanto mereciam remuneração. Atualmente, esta forma de doação continua em Hafrashat Chalá, deixar de lado uma parte da massa que você faz. Como o Templo não está de pé hoje, a massa designada é queimada.

Acendimento das velas

Talvez a mais importante das mitsvot femininas seja acender velas no Shabat e Yom Tov, Dias Festivos. As velas são símbolos da luz interior, da harmonia, da paz, da tranqüilidade no lar. É por isso que há um cotume de se acender uma vela para cada membro da família, acrescentando mais luz a cada nascimento. A mulher é o eixo ao redor do qual gira o mundo familiar, e no Shabat ela recebe todas estas bênçãos.

Taharat Hamispachá – Leis DA Pureza Familiar


É privilégio da mulher casada preservar a santidade do lar por meio da imersão mensal nas águas purificadoras do micvê. A mulher é o conduíte através do qual a pureza é canalizada a toda a família.

Obs: Embora acender velas de Shabat e separar a chalá sejam mitsvot basicamente femininas, na ausência de uma mulher um homem deve cumprir estes mandamentos.

 
   
top