A morte para as crianças  
   
  Como explicar?
índice
     
 

Minha filha de sete anos está fazendo muitas perguntas desde que o avô dela morreu. O que acontece quando você morre? Para onde você vai? É assustador? Você pode explicar a morte a uma criança de sete anos?

     
 

RESPOSTA:
Por Aron Moss

Você poderá começar ou se inspirar pelo seguinte caminho (explicação):

“Você se lembra quando seu irmãozinho nasceu? Após estar na barriga de sua mãe durante tanto tempo, ele finalmente chegou para estar com você e sua família. Não foi empolgante? Você esperou por tanto tempo para conhecê-lo e brincar com ele.

“Você não ficou feliz por ele ter nascido? Em vez de ficar lá dentro da mamãe, onde é quentinho e ele tinha tudo que precisava, ele saiu para ficar com você. Foi bom que ele não continuou onde estava.

De uma certa maneira, o final da vida é como o início. Seu avô mudou deste mundo para um outro lugar, onde há uma família inteira esperando para encontrá-lo. Todas as pessoas que faleceram estão vivendo naquele local. É calmo e feliz ali. Assim como você estava esperando seu irmão chegar e ficar com você, todas aquelas almas estavam esperando que seu avô chegasse para se juntar a elas. Agora estão todas juntas. Nós as perdemos, Porém não há motivo para ter medo.

E se você quiser, pode enviar um presente ao seu avô. Toda vez que você fizer algo de bom – escutar os seus pais, dividir seus brinquedos, fazer caridade, estudar Torá – e você pensar o quanto seu avô ficaria orgulhoso ao ver isto, então a alma dele se sente bem, recebe um presente de você. Assim como ele sorria toda vez que você o visitava, a alma dele sorri toda vez que você pensa:

“Vovô teria gostado de me ver fazendo isto.”

Você sentirá falta dele, mas enquanto continuar fazendo-o orgulhoso, ele estará com você.

 
   
   
top